quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Carta à Revista Veja - Marieta Ramos

"Prezados Srs. Sou assinante da Revista Veja há tantos anos que nem me lembro mais quando começei a recebê-la. É uma pena que, a primeira vez que escreva aos srs. seja para protestar pela matéria escrita sem o conhecimento do assunto, alinhavada, de uma ironia ferina e preconceituosa contra nossa cidade pelo seu reporter Leonardo Coutinho, que certamente mal se demorou na cidade e achou-se o "conhecedor da verdade". Por que ele não escreveu que o bispo Dom José construiu também colégios, belas igrejas, abrigo para idosos, hospital, etc. etc.? Por que ele não falou que somos uma cidade universitária com um campus da UFC e UECE, além de faculdades particulares com mais ou menos de 10 mil alunos acolhendo jovens de toda a região do estado? Por que ele não escreveu que possuimos 3 bons hospitais que atendem além da região norte do Ceará, os vizinhos Piaui e Maranhão? Que fazemos cirurgias cardíacas, transplantes e recentemente de retirada para doação de órgãos? Por que ele não escreveu que Enstein também esteve aqui para provar (e não tentar) a sua importante Teoria da Relatividade? (será que ele sabe que só foi provada em dois lugares na Terra e um deles foi aqui em Sobral?). Por que ele não escreveu que o Derby Club Sobralense foi fundado há quase 80 anos e que foi inspirado no similar francês e não no americano? Por que ele não escreveu sobre o modelo de alfabetização e não repetência para crianças que seguimos em nossas escolas municipais e que foi objeto de premiação? Por que ele não escreveu que o Palácio das Línguas Estranjeiras tem por objetivo preparar os alunos das escolas públicas e inseri-los no contexto da vida profissional e que jovens dali já ganharam prêmios internacionais, uma vez que o Ceará sendo porta de entrada da Europa costuma ter muitos e muitos investimentos europeus? Por que ele não escreveu sobre os campeonatos juvenis de skates, jiu-jitsu, além do beisebol e cujo objetivo é proporcionar as crianças da periferia um divertimento sadio em vez de deixá-los à mercê dos traficantes? Por que ele não escreveu que moramos no interior do Ceará, com temperaturas sempre elevadas, com estradas federais intransitáveis (220 kms. que nos liga à capital são feitos em 5 a 6h, além do estrago que deixa nos veículos), distante dos grandes centros intelectuais e ricos do sul e sudeste e que sobrevivemos em meio as doenças tropicais brasileiras e não sobralenses, à ignorância da nossa pobreza, que trabalhamos com afinco, diuturnamente, que temos orgulho de nossa cidade, de contribuir para a sua grande arrecadação de impostos e de proporcionarmos empregos? Enfim, de termos tido a sorte de recentemente terem passado por aqui um trio de homens que refizeram a Nova Sobral: Cid Ferreira Gomes (atual governador), D. Aldo de Cillo Pagotto (atual arcebispo de João Pessoa) José Teodoro Soares (ex- reitor e atual deputado estadual)?
Esse senhor não é um bom reporter, infelizmente..."
Maria Ramos Arruda Coelho Rosenthal.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Nada a ver, Ronaldo

Ronaldo Fenômeno não foi fazer nova lipoaspiração em Madri, para onde viajou logo depois do jogo de domingo, no Morumbi, alegando “compromissos inadiáveis”. E não se fala mais nisso, ok?

MP pede a inconstitucionalidade da emenda constitucional dos vereadores

A pressão contra a posse de mais de 7 mil vereadores suplentes aumentou hoje em Brasília. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que declare inconstitucional a emenda constitucional que serve de base para a posse desses vereadores.

O Fortaleza busca ajuda divina pra escapar do rebaixamento

Se dentro de campo as coisas estão complicadas, o Fortaleza procurou uma ajuda divina para deixar a degola no Campeonato Brasileiro da Série B. O padre Fernando Reis, torcedor fanático do Fortaleza e que reside na Itália, entregou ao Papa Bento XVI uma camisa do Tricolor de Aço durante um encontro no Vaticano. Essa não teria sido a primeira vez que o clube procurou ajuda na religião. Na última semana, surgiu a informação de que a diretoria do time cearense recorreu ao pai de santo Chiquinho de Xangô para livrar o clube do rebaixamento à Série C de 2010. Mesmo sendo flagrado na diretoria, o Fortaleza negou a informação. O Fortaleza volta a campo diante do Ipatinga, na noite desta terça-feira, às 21h50, no Castelão, pela 27ª rodada da Série B. O Tricolor é o lanterna da competição, com apenas 26 pontos.

Bento XVI não quer os padres na política

"O papa Bento XVI mandou dois recados aos padres brasileiros no encontro com representantes da Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): mantenham-se afastados de um engajamento pessoal na política e se esforcem para despertar novas vocações sacerdotais. A mensagem de Bento XVI ao grupo foi produzida com base nos relatórios que ele recebeu previamente de cada uma das arquidioceses. “Não temos sacerdotes envolvidos com política no Recife, mas em Sobral (CE) há um padre que é deputado federal” (Pe. Zé Linhares), disse dom Fernando, ao explicar as preocupações do pontífice.
No entanto, pelo que tudo indica, o Pe. Zé Linhares vai ignorar a orientação do Santo Padre, pois a articulação de sua campanha já está bem consolidada.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

“A mente maligna desse repórter está ligada à insensatez, assim como o ímã ao ferro e o verme à podridão.”
Sebastião Albuquerque, comentarista esportivo.
Comentando a reportagem “Vida brasileira - The United States of Sobral” veiculada na Revista Veja desta semana.

Sobral, reaja contra a Revista Veja!

Enorme foi a repercussão a respeito da matéria “Vida brasileira - The United States of Sobral”, publicada pela Revista Veja que circulou no domingo passado e trouxe um catatau de tolices e fatos distorcidos que ridicularizou o povo sobralense. Na verdade, em minha opinião, não há nada de relevante no texto assinado por esse tal de Leonardo Coutinho (repórter Veja). É um amontoado de impressões pessoais bem ao modo, digamos, "paulista" de ver o Brasil. O Brasil não paulista. Não sudestino. A expressão “american way of life”, ou seja, “estilo de vida americano", já vem carregado de sentido pejorativo. Na tarde de hoje, recebi um e-mail da industrial sobralense Marieta Ramos Arruda Rosenthal, mulher de fibra e coragem e que, como eu, não admite que se distorça os fatos e deturpe a imagem do sobralense trabalhador, que olha para o futuro sem esquecer da sua cultura e da sua história. No e-mail, Marieta expõe sua indignação e nos convida a fazer um abaixo assinado contra a Revista Veja. Pois bem, neste momento eu conclamo a todos os meios de comunicação de Sobral, a imprensa falada e escrita, os blogueiros de plantão, os amigos radialistas, enfim, todos os sobralenses formadores de opinião que abracem esta idéia para darmos à Revista Veja a resposta que ela merece ouvir, ou seja, que nós, sobralenses, não somos um povo que quer imitar o estilo de vida americano. Nós somos homens e mulheres nascidos no meio do sertão nordestino que, com nosso esforço e nosso trabalho, tentamos viver uma vida digna, respeitando a nossa cultura, buscando dias melhores para as gerações que virão. Segue abaixo o e-mail de Marieta e várias outras expressões de indignação contra a reportagem da Revista Veja:

Pessoa disse que concorre pra Governador

No Theatro José de Alencar, em Fortaleza, antes da cerimônia de entrega do troféu Sereia de Ouro, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, do PR afirmou: “Serei candidato a governador do Estado em 2010″. E disse mais: "O governador Cid Gomes (PSB), que tem 40% de rejeição de acordo com pesquisa em meu poder, terá um concorrente e este serei eu”.
Pessoa aposta no rompimento de Ciro Gomes, irmão de Cid, com o presidente Lula, o que tiraria o PT da coligação (PSB-PT-PMDB-PSB-PDT) que dá apoio ao governador cearense.

ISTOÉ: CIRO GOMES ALERTA QUE PANCADARIA VAI COMEÇAR CONTRA SUA CANDIDATURA

Determinado a disputar o Planalto em 2010, o deputado federal Ciro Gomes tem declarado estar mais preparado para o embate eleitoral. Mais experiente, Ciro sabe das dificuldades que terá de enfrentar forte oposição para viabilizar seu nome na corrida presidencial. Ciente disso, em entrevista a revista istoé que já nas bancas, Ciro anunciou "vem pancadaria por aí" numa declaração de quem sabe que sua candidatura começa a incomodar tanto a candidatura do governador José Serra, do PSDB, quanto a ministra Dilma Roussef, do PT. Leia mais sobre esse assunto em matéria da revista Istoé: Ciro muda o jogo O crescimento do candidato do PSB e de Marina Silva nas pesquisas mostra que o eleitor não quer apenas um plebiscito entre PT e PSDB Especialistas em pesquisas eleitorais são unânimes ao afirmar que a mais de um ano das eleições a intenção de voto atribuída a cada candidato não pode ser considerada consolidada. Essas mesmas pesquisas, no entanto, segundo os analistas, indicam com segurança qual é o desejo do eleitor.
Nesse sentido, os resultados da pesquisa CNI/Ibope divulgada na última semana mostram que a mensagem transmitida aos políticos é muito clara: o eleitor quer novidade. Não necessariamente juventude ou um nome desconhecido, mas sim uma disputa que passe longe das eleições plebiscitárias, entre PT e PSDB, que se repetem no País desde 1994. O crescimento das candidaturas da senadora Marina Silva (PV-AC) e, principalmente, do deputado Ciro Gomes (PSB-CE), hoje com 17% e em segundo lugar, já repercutiram tanto no PT como no PSDB.
Em São Paulo, embora ainda se mantenha na liderança da pesquisa, o governador tucano, José Serra, reuniu seu QG para avaliar a queda de quatro pontos percentuais e já admite assumir publicamente a candidatura antes do final do ano. No PT e entre os partidos aliados do presidente Lula, a queda nas intenções de voto na ministra Dilma Rousseff, também de quatro pontos percentuais, provocou reações mais fortes. A estratégia traçada por setores do governo para os próximos meses será a de desconstruir a candidatura de Ciro Gomes. À frente da operação está o ex-ministro José Dirceu. "Sei que vem muita pancada por aí, preciso ter paciência", constatou Ciro em entrevista à ISTOÉ na última semana. A intenção dos apoiadores da ministra da Casa Civil é fazer com que o pré-candidato pelo PSB perca musculatura política até o início do próximo ano. "Vamos explorar as incongruências do discurso econômico e político de Ciro", adianta um petista com trânsito livre no Planalto. A senha foi dada por Dirceu em viagem ao Nordeste durante a semana passada. Em entrevista para rádios no Ceará, o ex-ministro apontou suas baterias na direção do pré-candidato socialista. "Se o PSB insistir na tese de duas candidaturas na base governista para presidente, vamos fazer o mesmo nos Estados, lançando candidatos do PT onde o PSB tem nomes consolidados", ameaçou Dirceu numa referência aos Estados do Ceará, Pernambuco e Paraíba. "O Ciro não concorda com a estratégia plebiscitária. Ele quer ser presidente da República com a anuência de Lula. Mas nem o PT nem Lula vão abrir mão da hegemonia do processo", completou o ex-ministro. Depois da entrevista, Dirceu seguiu para um encontro, em um apartamento no bairro Meirelles, com o governador do Ceará, Cid Gomes. Pretendia convencer Cid a demover o irmão deputado da candidatura. Em vão. Cid se recusou a falar sobre sucessão presidencial, em quase uma hora de conversa.
As declarações de Dirceu caíram como uma bomba no PSB. Um dos principais líderes do partido na Câmara, o deputado Beto Albuquerque (RS) reagiu, dizendo que não se pode negar o tamanho do PSB no Nordeste."Quem mais perde com um eventual rompimento é o PT", avisa. Ciro não entende que seja uma ameaça ao projeto governista. Pelo contrário."Duas candidaturas são necessárias. Não nutro a expectativa de Lula e o PT não lançarem Dilma. Só espero que, com a minha candidatura consolidada, o presidente diga que, além de Dilma, eu também sou um nome capaz de seguir com as mudanças que o País vem implementando", disse o deputado cearense à ISTOÉ. Ele acredita ter fôlego para atingir 25% dos votos. Para seguir em frente com o seu projeto, Ciro se fia num acordo tácito celebrado entre ele, o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e Lula em julho. Os três estabeleceram o mês de fevereiro como prazo-limite para a definição das candidaturas governistas. "Nós continuaremos construindo o nome do Ciro. Com este cenário atual, ele é candidato", disse Campos. Até o final do ano, Ciro vai percorrer pelo menos 50 cidades.

Numa outra frente, o partido trabalha para fortalecer os palanques estaduais. A filiação do exsecretário de Educação de São Paulo Gabriel Chalita ao PSB, para sair candidato ao Senado, atende parte deste propósito. Ligado ao ex-governador Geraldo Alckmin, Chalita foi o campeão das urnas do País no ano passado, elegendo-se vereador com 102 mil votos. Outros partidos da base governista também reagiram à pesquisa. Em conversas com a cúpula do PSB, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, admitiu apoiar o candidato socialista, caso a candidatura da ministra continue patinando até o início de 2010. O que mais preocupa os comunistas é a alta taxa de rejeição da candidata. Segundo a pesquisa CNI/Ibope, em três meses, os eleitores que disseram não votar "de jeito nenhum" em Dilma passaram de 34% para 40%. Na avaliação de integrantes do PCdoB e até do PTB governista, o temperamento de Dilma tem jogado contra ela. "Fizemos uma ampla reunião com a bancada de Pernambuco para comemorar a indicação de José Múcio para o TCU e Dilma, além de não aparecer, nem sequer deu um telefonema. Por essas e outras é que vou fazer campanha para o Ciro", disse à ISTOÉ um parlamentar do PTB. O próprio José Dirceu admite que a campanha da candidata de Lula precisa mudar. Com os partidos aliados em cima do muro, a boia de salvação mais uma vez passa a ser o PMDB, que tem a oferecer estrutura nos Estados e tempo de televisão. O comando da campanha de Dilma também planeja um grande comício de relançamento da candidatura nas próximas semanas. "Essa situação exige definições que não podem mais esperar. É um trabalho que deve ser iniciado pela definição do vice e intensificação dos entendimentos com o PMDB", disse Dirceu. "O resultado da pesquisa é gratificante e minha candidatura representa a renovação", afirma a senadora. Mesmo José Serra, em primeiro lugar com 35% da preferência do eleitorado, não pode dar a eleição como favas contadas. Um caso exemplar é o da eleição à Prefeitura de São Paulo em 2008, quando a candidata do PT Marta Suplicy foi derrotada por Gilberto Kassab no segundo turno, mesmo figurando com quase 40% dos votos durante boa parte da campanha. A sucessão de Lula, portanto, está mais em aberto do que nunca.

sábado, 26 de setembro de 2009

Sobral - american way of life é uma pinóia

A campanha presidencial 2010 começou mesmo e promete não poupar ninguém. A revista Veja, por exemplo, traz matéria de péssimo gosto, que tenta a todo custo descredenciar com uma matéria jocosa o povo sobralense, bem como o governador Cid Gomes para atingir o seu irmão Ciro Gomes, que apresentou sensível crescimento na corrida para o Planalto. Aliás, o repórter responsável pela matéria demonstrou absoluto despreparo e pouco conhecimento sobre a história de Sobral. Não vou me alongar externando a minha indignação, leia a matéria você mesmo e tire as suas conclusões. “The United States of Sobral” - É assim que os cearenses chamam a cidade de Cid Gomes, o ex-escoteiro socialista que implantou no sertão uma amostra do american way of life
Leonardo Coutinho, de Sobral
Paris e Nova York Sob inspiração francesa, Sobral ergueu seu arco do triunfo. Agora, usa ônibus escolares americanos e incentiva a prática do beisebol
Encravada no sertão cearense, a cidade de Sobral cultiva estrangeirices com tal entusiasmo que passou a ser conhecida no resto do estado pelo título desta reportagem: “The United States of Sobral”. Lá, circulam ônibus escolares americanos (originais), que, além de serem amarelos como os que se veem nos filmes, ainda trazem a inscrição em inglês: School Bus. Lá, pratica-se beisebol – ou uma versão rudimentar do jogo, segundo a confederação brasileira desse esporte. Lá, o Kentucky Derby, uma das mais tradicionais competições do circuito do turfe dos Estados Unidos, inspirou a criação do Derby Club Sobralense. A diferença é que, sob o sol do agreste, os jóqueis treinam com calção de futebol. Lá, a população apelidou o parque da cidade de “Central Park”, parodiando seu congênere nova-iorquino. A veia, digamos, cosmopolita de Sobral não é nova, mas ganhou força entre 1997 e 2004, quando a cidade foi administrada por Cid Gomes, do PSB, o atual governador do Ceará. Desde então, já há quem veja semelhanças entre o Rio Acaraú, que corta a cidade, e o Hudson, que banha Nova York. Antes de Gomes, a cidade mimetizava europeísmos, por obra e graça (muita graça) de um bispo que mandou e desmandou naquelas bandas durante a primeira metade do século XX: dom José Tupynambá da Frota. Ele queria conferir a Sobral um ar francês e, entre outros lampejos geniais, teve a ideia de homenagear Nossa Senhora de Fátima com um monumento inspirado no Arco do Triunfo, erguido em Paris por Napoleão Bonaparte, para comemorar suas vitórias militares. O monumento está localizado na Avenida Boulevard do Arco. Como tem bares e restaurantes, os sobralenses fazem uma associação imediata. “Ela lembra a Champs-Elysées de Paris”, diz o colunista social Arnaud Cavalcante. Sob o domínio do socialista Cid Gomes, Sobral passou a se espelhar nos Estados Unidos. Ele começou a imaginar a aparência globalizada de Sobral em 1996, ainda na condição de deputado estadual. Escalado pela assembleia cearense para a árdua tarefa de fazer um périplo pelas câmaras legislativas americanas, Cid voltou dos Estados Unidos cheio de projetos. No ano seguinte, ao assumir a prefeitura, passou a pô-los em prática. Seu irmão mais velho, Ciro Gomes, ajudou-o a dar os primeiros passos na americanização de Sobral. Em 1998, Ciro, que frequentou um curso de inglês básico na Universidade Harvard, convenceu uma fundação a doar 36 school buses usados para a prefeitura do irmão. O município precisou arcar somente com o frete dos veículos. Pena que houve um inconveniente: no Ceará, não existem peças nem mecânicos especializados para esse tipo de ônibus. Por isso, eles foram sendo encostados à medida que precisavam de manutenção. Dos 36 ônibus, só três ainda estão em circulação. Numa boa iniciativa, inspirada pelo empenho acadêmico do irmão mais velho, o então prefeito Cid resolveu que daria proficiência em inglês aos alunos das escolas públicas. Para tanto, instalou o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras em um casarão neoclássico onde funcionou aquele que foi o clube mais elegante da cidade, o Palace. Construiu também um museu em memória da missão de cientistas ingleses que foi a Sobral em 1919, para tentar comprovar a teoria da relatividade por meio da observação de um eclipse. Hoje, o prédio abriga um relativamente bom observatório astronômico. Sob a influência de Cid, a cidade foi adotando costumes de climas temperados. A 27 quilômetros do centro, a Serra da Meruoca, um maciço rochoso de 920 metros de altura, sofisticou-se. Em casas com lareira, os ricos aproveitam temperaturas que dizem ser 15 graus mais baixas do que a média de Sobral (30 graus), para usar seus casacos elegantes – um deles, como não poderia deixar de ser, é Cid. Nos restaurantes da Meruoca, saboreiam-se fondues, sopas e chocolate quente. E um festival de inverno oferece atividades culturais aos turistas. É a Aspen do Ceará.
Paisagem globalizada Um dos carrões “Miami Vice” da polícia local, o museu que celebra Einstein e a versão do turfe americano

No fim de sua gestão como prefeito, Cid patrocinou três equipes de beisebol e prometeu construir um campo exclusivo para a prática do esporte nas margens do Acaraú – que jamais saiu do papel. “Mas, quando ele era prefeito, nós tinhamos prioridade para usar o campo de futebol”, pondera Reinaldo Marques Filho, treinador de todos os times de beisebol locais. Marques Filho é amigo de Cid desde a infância, quando eles viviam sempre alertas como escoteiros. Esses rasgos modernizadores garantiram a Cid uma enorme popularidade. Muitos sobralenses o chamam de “El Cid” e o identificam como o redentor de uma profecia feita pelo bispo Tupynambá da Frota, o do arco do triunfo. Ao morrer, em 1959, ele previu três décadas de estagnação para Sobral – estancada pelo socialista yankee. Hoje, boa parte do maior reduto eleitoral do ex-prefeito e atual governador ainda é abastecida por carros-pipa, não fornece água tratada a toda a população nem dispõe de saneamento. Em Sobral, as principais causas de morte são as doenças infecciosas e parasitárias. Mas as ruas são iluminadas e a polícia se desloca, no confortável estilo “Miami Vice”, em carrões equipados com ar-condicionado e câmbio automático. Graças à Votorantim e à Grendene, que empregam 12% da população, o comércio local é vigoroso. Cid agora quer mais um retoque à sua Nova York: metrô. No início do mês, lançou uma licitação para começar as obras. Em Fortaleza, a capital, cuja população é catorze vezes a de Sobral, o metrô local ainda não transportou ninguém. Está sendo construído desde 1999. Very good, Cid.

Os suplentes se mabilizam

Ontem, tomei conhecimento que está sendo muito grande a mobilização dos suplentes de vereadores sobralense, que buscam um meio de assumirem imediatamente uma cadeira de vereador.

Os suplentes sobralenses se reuniram ontem na sede da empresa do também suplente Chico Jóia e, contando com a presença do aspirante a Deputado Federal, Oman Carneiro, traçaram as estratégias que já começam a ser executadas hoje.

O presidente da Câmara de Sobral, Hermenegildo Sousa Neto, já bateu o martelo e disse que vai primeiro aguardar a decisão do STF para saber se os suplentes devem ou não assumir ainda nesta gestão, para só então mobilizar os edis a votarem a lei que estabelece quantos novos vereadores comporão a Câmara.

Toda essa caleuma surgiu porque a recém aprovada proposta de emenda constitucional alterou o artigo 29, IV, da Constituição Federal e propiciou o aumento do número de vereadores nas Câmaras Municipais, embora estabelecendo freios para o acréscimo de gastos.

O texto aprovado da emenda dá eficácia “imediata” aos novos limites, permitindo que as vagas passem a ser ocupadas desde já. Trata-se, em verdade, de eficácia retroativa.

Essa eficácia, ao nosso ver, é inteiramente inconstitucional, porque desrespeita as regras do jogo eleitoral estabelecidas anteriormente ao pleito de 2008. Ofende-se gravemente a segurança jurídica e a democracia representativa.

A segurança jurídica é ofendida porque norma posterior altera uma situação consolidada, desaplicando a regra da anualidade eleitoral, art. 16 da Constituição. Como o número de vagas em disputa é informação essencial até para limitar a quantidade de candidatos que cada partido pode lançar, é elemento essencial do “processo eleitoral”.

A segunda ofensa se dá à democracia representativa. A emenda permite que candidatos não-eleitos e, portanto, rejeitados de acordo com as regras do pleito de 2008, passem a exercer a função de representantes do povo. O espaço constitucional do voto direto, secreto, universal e periódico é diminuído, desafiando a proibição do art. 60, § 4º, II da Constituição.

Entendemos que é disso que, ao fim, se trata: de uma eleição indireta, feita por força de reforma constitucional. A propósito, não é correto dizer que os suplentes de vereador foram eleitos: eles foram votados, mas não venceram. Eles ostentam mera expectativa de direito.

Conforme informação passada pelo Vereador Zezão, se o STF determinar que os suplentes devem assumir ainda neste mandato e se a Câmara estabelecer que seu quadro passará de 12 para 22 vereadores, o orçamento dos gabinetes dos atuais vereadores deverão sofrer um severo corte. Disse ainda Zezão que, para que não haja redução no orçamento dos edis, só é possível empossar 3 suplentes, passando a Câmara a ter uma composição de 15 vereadores.

Desse modo, partindo da premissa que os vereadores não vão querer ter os seus orçamentos diminuídos, ainda que o STF mande empossar os suplentes, o que entendemos ser pouco possível, é provável que a câmara de Sobral aumente o seu quadro em apenas 3 vereadores.

VEJA REVELA QUE CANDIDATURA DE CIRO SE TRANSFORMOU EM PLANO B DE LULA

A candidatura do deputado federal Ciro Gomes se transformou no plano B do presidente Lula. Esta revelação publicada na revista Veja que estará nas bancas neste domingo contraria as declarações dadas pelo ex-ministro José Dirceu em sua visita ao Ceará no início desta semana e reforça as palavras do deputado federal José Guimarães de que Dirceu falava apenas por si é um alívio ao governador Cid Gomes.
A Veja em ampla reportagem traz a revelação que o presidente Lula disputará as eleições presidenciais com dois candidatos. A ministra Dilma Roussef fará a linha mais propositiva e Ciro Gomes terá um papel mais ofensivo de polemizar com os tucanos, principalmente se o candidato do PSDB for o governador de São Paulo, José Serra.
Ciro Gomes será candidato a presidente pela terceira vez e em 2010 com chances reais de vitória. É que Lula garantiu a Ciro que se ele for ao segundo turno contra Serra terá seu integral apoio na disputa pelo Planalto. Também fica definido que Ciro não irá transferir seu domicílio eleitoral para concorrer ao Governo de São Paulo.
Porém, quem mais sai lucrando com o anúncio de que a candidatura de Ciro Gomes virou o plano B do presidente Lula é o governador Cid Gomes. Cid poderá disputar um novo mandato sem perder o apoio do PT e da prefeita Luizianne Lins. Também continuar fazendo ouvidos de mercador para as ameaças do ex-ministro José Dirceu que em sua viagem ao Ceará vociferou contra a candidatura presidencial de Ciro e exigiu que Cid convencesse o irmão a desistir sob pena de perder o apoio do PT.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

PMDB já quer se aproximar de Ciro Gomes

O PMDB do Paraná vai analisar a proposta do deputado estadual Nereu Moura, que defende a aproximação do partido com Ciro Gomes – pré-candidato do PSB à presidência da República. Essa decisão foi tomada agora há pouco pela executiva estadual do PMDB.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Congresso cria mais 7,7 mil vagas de vereadores

A Câmara Federal aprovou ontem, em segundo turno, por 380 votos a 29, com duas abstenções, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria cerca de 7,7 mil vagas de vereadores no país. A expectativa é que a partir da promulgação da PEC, que deve ocorrer ainda esta semana, suplentes de vereadores ingressem na justiça com pedidos para assumir o cargo junto às Câmaras municipais.
Apesar da vitória – comemorada por dezenas de suplentes que estavam na galeria da Câmara - é pequena chance das câmaras municipais aumentarem o número de seu vereadores ainda neste mandato, vez que tanto o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, quanto o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ayres Britto, adiantaram que os novos vereadores não devem assumir antes de novas eleições. Além do aumento do número de cadeiras, que passa das cerca de 51,7 mil para algo em torno de 59,7 mil, a PEC também fixa um teto de gastos para as Câmaras municipais. Os percentuais constitucionais de repasse das prefeituras às Câmaras, que hoje variam de 5% a 8%, passam a variar de 3,5% a 7%, dependendo da arrecadação do município. Quanto maior, menor o percentual a ser gasto.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ciro arrebenta no CANAL LIVRE

Que domingo televisivo! No Fantástico, foram apresentados dois documentários, um depois do outro, em seqüência mesmo. O primeiro demonstrava quanto o Rio de Janeiro é dominado por traficantes, sem governo; no segundo, São Paulo é eficiente na prisão de seqüestradores. Poxa, como o governo de São Paulo é eficiente. Mas, só recentemente, a partir de 2004, alertava o narrador da Globo. Pressenti que a propaganda eleitoral já estava valendo para a Globo, com as suas descaradas mensagens subliminares. Mudando de canal, parei na BAND. Estava transcorrendo o programa Canal Livre. Que sorte e privilégio. Pude testemunhar um “show” de CIRO GOMES, enfrentando os DESPREPARADOS jornalistas Boris Casoy, Fernando Mitre e Antonio Teles. Foram hilárias as caras e bocas torcidas dos nobres e parciais entrevistadores. Eles ficaram completamente atordoados com as respostas. Boris era flagrado balançando a cabeça, em negação, o tempo todo. Irritado com sua própria incapacidade de encurralar o deputado Ciro. Sorrisos? Somente da parte do entrevistado, que parecia deslizar pelos temas, com firmeza, habilidade, e a costumeira lealdade. Armaram um circo, para os leões, travestidos de jornalistas, trucidarem a presa. Acho melhor arrumarem outros felinos. A presa traçou os predadores. Valeu o domingo.

domingo, 20 de setembro de 2009

CANDIDATURA DE CIRO CADA VEZ MAIS FIRME, DESTACA VEJA

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) aos poucos conquista vitórias importantes e consolida a sua candidatura à presidência da República pelo PSB. Segundo a revista Veja, o presidente da legenda, governador de Pernambuco Eduardo Campos, que postula a reeleição, temia perder o apoio do PT do seu estado caso não apoiasse a candidata de Lula, Dilma Rousseff. Mas agora considera ter conquistado o Partido dos Trabalhadores.
A outra boa notícia vem do PCdoB. O presidente dos comunistas, Renato Rabelo, em conversas particulares, afirmou estar preocupado com a pouca representatividade de Dilma nas pesquisas eleitorais realizadas e cogita a hipótese de apoiar Ciro.
Fonte consultada: Revista Veja

Ciro ultrapassa Dilma e esquenta a disputa para 2010

Esquenta o páreo em direção ao Palácio do Planalto em 2010. Resumindo: Serra domina a raia, seguido por Ciro Gomes, em segundo, e Dilma Rousseff. Correndo por fora começa a despontar a eco-candidata Marina Silva. Quanto à corrida para encher os cofres para a campanha, a turma do PT azeita os ‘bits’ e ‘byts’ para fazer da internet a fonte principal de recursos. Nisso tudo impressiona o fato de que a mesma internet que irá contribuir para ajudar os candidatos é a mesma que está esclarecendo os eleitores. E ninguém ouve nenhum “estrategista” de campanha falar em conquistar eleitores com uma nova linguagem mais interativa e coloquial. Esse novo eleitor conectado, não está disposto a se curvar à mesma lengalenga que era servida pela propaganda na televisão, lengalenga essa, que até agora pelas amostras apresentadas, migra de mala e cuia para o mundo virtual. A classe C, antes presa pelo que a propaganda eleitoral determinava pela telinha da TV, está abandonando a sala televisiva e, seja no computador doméstico, seja nas ‘lan houses’, está vivenciando outra realidade. A informação que procura é aquela que fala de sua tribo, que atendente seus anseios e lhe permite uma avaliação mais plural do mundo. Esse eleitor, até agora não considerado pelos midiáticos estrategistas eleitorais, se recusa a receber uma informação filtrada, que visa estupidamente transformá-lo num burro amestrado eleitoral. Essa classe de novos eleitores, esclarecidos por blogs e redes sociais — no Brasil já são 27,3 milhões de usuários do Orkut, a maior audiência do planeta, e 32,1 milhões de usuários registrados no MSN, segundo dados do Ibope Nielson Online —, não está mais permeável ao oficialismo boçal da propaganda eleitoral de mão única. Segundo a mesma fonte, dentro de quatro meses atingiremos a impressionante cifra de 68,5 milhões de pessoas ‘mergulhadas’ na web! À margem do que pensam os marqueteiros profissionais, essa turma interage globalmente, sendo capaz de construir sua própria visão dos fatos. Estimados 6,4 milhões de blogs, Twitters e redes sociais é que irão contribuir para equilibrar a batalha da informação contra os sites e blogs oficiais.