quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CIRO JÁ LIDERA CORRIDA AO GOVERNO DE SÃO PAULO CONTRA CANDIDATO DE SERRA

O inacreditável pode acontecer com o deputado federal Ciro Gomes. O PSB realizou uma pesquisa para acompanhar o desempenho de Ciro na disputa pelo Governo de São Paulo. E para surpresa dos socialistas, Ciro já lidera a disputa ao Governo paulista quando seu adversário é o candidato preferido do governador José Serra, o secretário Aloísio Nunes Freire. A pesquisa também apurou que Ciro leva uma surra de votos quando o candidato do PSDB é o ex-governador Geraldo Alckmin. O problema é que nem Serra nem os tucanos paulistas nem o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, querem apoiar Alckmin. Insistem no lançamento da candidatura de Aloísio Nunes Freire.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Reunido em Sobral, PT prega cautela sobre candidatura

O município de Sobral, reduto político do governador Cid Gomes (PSB), sediou, no último sábado, um encontro da militância do PT no Ceará, em momento particular de reflexão e indefinição da sigla. No centro das discussões, a possibilidade de o PT ter candidatura própria ao Governo do Estado, conforme já pregavam algumas correntes da legenda. As divergências em torno do tema vieram à tona, principalmente, durante a fala da prefeita Luizianne Lins, pivô da reviravolta que o partido deu nas últimas semanas. Embora tenha dito em entrevista que já cogita a possibilidade de enfrentar Cid nas eleições do ano que vem, Luizianne teria sido mais cautelosa durante o encontro de sábado, tentando adiar a discussão sobre o tema para o próximo ano. Conforme relatou o deputado federal José Airton Cirilo, a prefeita alegou que não adianta tocar no assunto neste momento, mas apenas quando o cenário político nacional estiver definido. O lançamento da candidatura de Ciro Gomes (PSB) à Presidência da República será definidor, já que, se confirmada, forçará o governador a deixar o palanque do PT protagonizado pela ministra Dilma Rousseff (PT). O discurso de Luizianne gerou outras interpretações. De acordo com um dos petistas que defendem a tese da candidatura própria, Eudes Baima, a prefeita teria dado a entender que, caso Cid topasse manter-se no palanque de Dilma, o PT poderia abrir mão de enfrentá-lo. Entretanto, os deputado José Airton e José Guimarães (PT) - este último não foi ao encontro, mas tratou de inteira-se do ocorrido - a interpretação do petista teria sido equivocada. Baima ponderou que, apesar das indefinições, ele considera positiva a discussão que, até pouco tempo atrás, era sequer levantada.

Denúncias atribuem danos ambientais a parques eólicos no Ceará

As paisagens litorâneas do Ceará têm ganhado novos componentes nos últimos tempos: altas torres brancas com enormes hélices, que captam a força dos ventos para geração de energia. Considerada uma das formas mais limpas de se produzir energia elétrica em vigor no mundo, a energia eólica, porém, tem sido questionada no Estado, onde ações do Ministério Público Federal têm denunciado diversos problemas socioambientais causados na instalação dos parques eólicos. Entre os problemas estão a devastação de dunas, o aterramento de lagoas, interferências em aquíferos, a destruição de casas e conflitos com comunidades de pescadores."Apresentam o projeto como se fosse ser feito numa praia deserta, mas não, há pessoas que vivem nesses lugares a vida toda e que agora sofrem uma interferência violentíssima", disse o promotor Paulo Henrique de Freitas Trece, de Camocim (cidade localizada a 370 km de Fortaleza). "Fora isso, estamos perdendo todas as nossas dunas. É uma situação dramática." O Ceará hoje concentra o maior parque eólico do país, com 267,90 MW (megawatts) de energia sendo geradas pelo vento em 11 usinas já instaladas. Até o final do ano, há uma perspectiva de que sejam alcançados 518,33 MW de potência, com a inauguração de outros três grandes parques. O último parque inaugurado é o maior do Nordeste, justamente o de Camocim (onde Trece atua), na praia Formosa. Só essa usina tem capacidade para gerar 104,1 MW de energia. Segundo um estudo da Secretaria de Infraestrutura do Estado, com toda a capacidade instalada, o Ceará evitaria o equivalente à emissão de 1 milhão de toneladas de dióxido de carbono (o maior vilão do aquecimento global) por ano, quantidade que acabaria sendo lançada ao ar se toda essa energia fosse produzida de outras formas, como pelas termelétricas.
Com o primeiro leilão de energia eólica a ser realizado pelo governo, marcado para o dia 25 de novembro, a expansão do setor deverá ser ainda mais acelerada. Em todo o país, 441 projetos se inscreveram para participar da seleção comandada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com propostas para gerar ao todo 13.341 MW de energia. Desse total, 72% são do Nordeste. O Ceará é o segundo com maior número de projetos inscritos, 118 (com proposta de captar 2.743 MW a mais de energia) - perde apenas para o Rio Grande do Norte, que tem 134 projetos (4.745 MW).

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

ALTO DA BRASÍLIA EM FESTA

Após 18 anos, o bairro do Alto da Brasília terá um legítimo representante na Câmara Municipal. desde o saudoso Domício Pereira que vários candidatos tentaram e não conseguiram, mas em face de uma licença para assuntos particulares do atual Vereador Valfredo Linhares Ribeiro ( Fredim ), a jovem liderança comunitária daquele populoso bairro , Dário Arruda, que disputou uma cadeira pelo PP, assumirá , embora por um curto espaço de tempo, 30 dias , uma vaga na Câmara de Sobral.
Dário Arruda, 32 anos, terá uma oportunidade de mostrar para o povo de sobral, sua competência e dedicação com aquele povo, apresentando requerimentos, indicações e projetos de lei, e evidentemente mostrar para a comunidade que o mesmo tem condições de manter uma vaga definitiva na casa do povo de Sobral. Vão aqui os parabéns dos que fazem o Sobralidadetotal ao Dário Arruda , bem como ao (PP) Partido Progressista, pela justa oportunidade que seus Vereadores ( Zezão e Adauto ) dão aos suplentes.
Na foto à esquerda o governador Cid Gomes ao lado da maior liderança de Jaibaras na atualidade, o Vereador Fredim.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Ciro do Brasil

A cada dia que se passa, os indicadores políticos começam a apontar para a concretização da campanha de CIRO GOMES ao planalto. Na verdade, o que se percebe do atual quadro político é que DILMA, candidata do PT, não conseguiu alavancar sua campanha nem no seu estado natal e já tem segmentos do próprio PT pedindo que o candidato governista seja CIRO. Além disso, vertiginosa tem sido a queda de SERRA nas pesquisas (informação omitida pela imprensa paulista), o que tem feito com que alguns analistas políticos comecem a apostar que o mesmo sequer concorrerá a campanha presidencial, abrindo espaço para Aécio encabeçar a chapa tucana. Nas ruas do Brasil, já começamos a ver algumas manifestações populares. Grande tem sido o movimento em torno do nome CIRO GOMES. Hoje vi vários carros com o adesivo CIRO DO BRASIL. Acredito que o adesivo faz menção a uma candidatura presidencial de CIRO GOMES. Quem viver verá!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Um cafezinho com Ciro Gomes

Cafezinho da Câmara. Sentam-se para conversar o deputado Humberto Souto (PPS-MG) e Ciro Gomes (PSB-SP). Souto faz a festa. Diz que o colega vai acabar presidente. E Ciro traz para a mesa dois cafezinhos.
– É o futuro presidente da República — diz Souto. Ciro não faz por menos: – Se chegar ao segundo turno, eu venço. Tenho certeza.
– E esse negócio de a Dilma Rousseff fechar a chapa com o PMDB? Te atrapalha? — provoca o deputado mineiro. – De forma alguma. Acho ruim para ela. Eu não quis nada com essa gente. Cortei. Governabilidade eu trato depois, quando vencer. E Humberto Souto resolve dar um conselho: – As pesquisas já lhe apontam ultrapassando a Dilma. Por isso você não pode embarcar nessa história de concorrer ao governo de São Paulo. Tem que se manter na corrida para presidente. – Não posso impedir que falem disso. Mas eu estou fora da disputa em São Paulo. Sou candidato a presidente. Agora, as pesquisas não mostram só esse negócio da Dilma, não. O mais importante os jornais não publicam. Por exemplo: que o governador de São Paulo, José Serra, está em queda livre como candidato a presidente da República. Podem escrever: o Serra está acompanhando as pesquisas. Já, já concluirá que vai perder e sai da disputa presidencial. – Aí ele morre politicamente — digo eu. – Morre nada. Se reelege fácil como governador. Você não tem idéia do poder do governador de São Paulo. O problema é que ele pode protelar a desistência e acabar atrapalhando a candidatura que realmente tem consistência eleitoral pelo PSDB, a do governador Aécio Neves (MG). – Você precisa dizer isso ao Aécio — apita o deputado do PPS. – Eu já disse. O Aécio é meu amigo, mas está sendo muito mole. O Serra vai acabar conseguindo impedir que ele tenha tempo de fazer campanha . – Mas você foi enfático? — insiste Souto – Claro. Disse para ele olhar nos olhos do Serra e avisar: “sai da disputa que eu vou à Convenção de qualquer maneira”. O Serra desiste na hora. Ele sabe que não pode derrotar Aécio na convenção. E, se pudesse, seria uma vitória de Pirro. – Por quê? – indaga Souto – Porque ele vence, mas perde Minas Gerais. – É mesmo. Minas nunca votará no Serra se ele derrotar o Aécio numa Convenção. Mesmo que o governador pedisse, os mineiros não perdoariam – arremata Souto. Pronto. E Ciro pediu licença e saiu.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ciro, Lula, Dilma e Aécio juntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta quinta-feira, 15, que a base aliada tenha apenas um candidato para a corrida presidencial do ano que vem. “Gostaríamos que tivesse só um candidato. Uma eleição plebiscitária. Nós contra eles. Pão, pão, queijo, queijo”, afirmou. Lula fez a declaração após visitar as obras de transposição e revitalização do rio São Francisco. Ele esteve acompanhado dos dois presidenciáveis da base, a petista Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil, e o deputado federal Ciro Gomes (PSB-SP). Foi significativa, sobretudo, a presença do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), que posou para fotos ao lado das lideranças governistas. O presidente defende a candidatura de Dilma à presidência e a de Ciro ao governo de São Paulo com o apoio do PT paulista – que ainda não se posicionou e reluta em aceitar a ideia. O deputado mudou seu domicílio eleitoral do Ceará para São Paulo. Mas sempre ressalta que o objetivo é se candidatar à presidência. Se Ciro bater o pé na disputa presidencial, especula-se que tiraria mais votos do tucano José Serra – mais cotado para concorrer pelo PSDB – do que de Dilma Rousseff. Grande desafeto do governador de São Paulo, Ciro ficaria na trincheira contra Serra e, com isso, poderia deixar Dilma com mais espaço para expor projetos, afastada da troca de acusações. O medo do PT é que a candidatura de Ciro cresça e ofusque a de Dilma. A última pesquisa Ibope apontou Ciro Gomes com 17% das intenções de voto, empatado tecnicamente com Dilma (15%). O percentual de Serra caiu de 38% para 34%. Se o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, for o tucano na disputa, Ciro lidera com 27%, contra 17% de Dilma. Ceará No Nordeste, onde Lula tem índices extraordinários de aprovação, Ciro já foi governador do Ceará. O petista José Dirceu já ameaçou Ciro Gomes, dizendo que sua candidatura à presidência teria preço para o PSB nos palanques regionais, onde pode perder o apoio do PT.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Google faz homenagem ao código de barras

O código de barras foi inventado em 7 de outubro de 1952. Eu falei inventado? Não. Foi patenteado nesta data. E hoje o Google faz uma homenagem a data especial. Para saber mais sobre a história do código de barras, veja a Wikipedia. Segundo o verbete em português, aqui no Brasil o código de barras apareceu na década de 90 e em 1974 foi feita a primeira compra de supermercado através de código de barra.

PSDB DE SÃO PAULO QUER CASSAR MANDATO DO DEPUTADO CIRO GOMES

O PSDB de São Paulo analisa dar entrada com uma representação contra o deputado federal Ciro Gomes pedindo a cassação de seu mandato. Os tucanos alegam que o Ceará perdeu um deputado após a troca de domicílio eleitoral de Ciro para São Paulo. O PSDB ainda não deu entrada aguardando que um eleitor do Ceará faça essa solicitação.
O advogado eleitoral Torquato Jardim que defendeu a candidatura de Ciro Gomes na corrida presidencial de 2002 declarou que o Ceará não perdeu nenhum deputado federal pela troca de domicílio de Ciro. Jardim defendeu a legalidade da mudança de domicílio sem prejuízos aos interesses do Ceará. Enquanto toma coragem para desafiar Ciro, o PSDB ingressará na Justiça Eleitoral pedindo a cassação do mandato do deputado federal Bispo Gê que trocou de domicílio eleitoral: deixou São Paulo pela Bahia.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

PMDB diz que se vice de DILMA for CIRO, apoiará SERRA

A cúpula do PMDB vai se reunir na noite desta terça-feira para tentar fechar acordo sobre a vaga de vice na chapa do PT, encabeçada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. A legenda que levar sua posição ao presidente Lula, já que setores petistas cogitam Ciro Gomes (PSB-CE) como vice. O deputado Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB e anfitrião do encontro desta noite, disse que, caso Ciro seja o vice de Dilma, seu partido pode apoiar a candidatura de José Serra (PSDB-SP). "Se Ciro for o candidato a vice, o que o PT vai fazer com o PMDB? Isso jogaria o partido na candidatura do Serra. Ciro não será vice de Dilma. A vaga é do PMDB. O partido é a maior força política, com nove governadores, 90 deputados federais e 1.300 prefeitos. É bom para PT e PMDB que estejam juntos", disse. De acordo o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PM0DB-RR), haverá uma conversa com Lula e Dilma para fechar o entendimento entre os dois partidos.

Revista Veja volta a bater em Ciro Gomes

O blog do jornalista Reinaldo Azevedo, da revista Veja, trouxe novamente à tona um vídeo onde o deputado e ex-ministro Ciro Gomes desce do palanque para ir de encontro a alguém no meio da multidão, durante discurso no município de Carnaubal.
O artigo foi publicado nesta segunda-feira sob o título "Ciro mostra com quantos sopapos se constrói a sua nova hegemonia" e faz críticas ao comportamento do deputado, em alusão à "nova hegemonia moral e intelectual no país".

domingo, 4 de outubro de 2009

FIM DO TROCA-TROCA PARA AS ELEIÇÕES DE 2010

Terminou neste final de semana o prazo de filiações partidárias para quem queria se candidatar em 2010. Também acabaram especulações de esse ou aquele político que mudaria de partido. Aécio Neves ( MG) continua mesmo no PSDB.
Afora os grandes partidos já conhecidos, dois até então pequenos deram uma mexida na política nacional. PV com a chegada da senadora Marina Silva e consequentemente o apoio de empresários que se preocupam com o meio ambiente, e o PSB que com a mudança do domicílio eleitoral de Ciro Gomes para São Paulo, deixará muita gente apreensiva, pois desta forma Ciro poderá sair mesmo candidato a Presidente , ou em última hipótese, candidato a Governador de São Paulo. O PSB de Ciro também ganhou uma dobradinha bem entrosada, Romário e Marcelinho Carioca filiaram-se ao PSB e deverão disputar cadeiras em seus respectivos estados.
No Estado do Ceará , o PSB também recebeu reforço. No último dia 02 o Deputado Roberto Cláudio ( foto acima ) deixou o PHS e assinou a ficha de filiação do partido do Prefeito Leônidas Cristino e do Governador Cid.
.