quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Frases da Rachel

1. " A arte é um resumo da natureza feito pela imaginação. " 2. " É o coração que faz o caráter. " 3. " Pensar e fumar são duas operações idênticas que consistem em atirar pequenas nuvens ao vento. " 4. "O amor eterno é o amor impossível. Os amores possíveis começam a morrer no dia em que se concretizam." 5. " É que o amor é essencialmente perecível e na hora que nasce começa a morrer. Só os começos são bons." 6. " Há então um delírio, um entusiasmo, um bocadinho do céu. Mas depois!...Seria pois necessário estar sempre a começar, para poder sempre sentir? " 7. " É o comer que faz a fome. " 8. " Nas nossas democracias a ânsia da maioria dos mortais é alcançar em sete linhas o louvor do jornal. Para se conquistarem essas sete linhas benditas, os homens praticam todas as ações - mesmo as boas. " 9. " Os sentimentos mais genuinamente humanos logo se desumanizam na cidade. " 10. " O apreço exterior pela arte é a sobrecasaca da inteligência. " 11. " Os políticos e a as fraldas são semelhantes , possuem o mesmo conteúdo " 12. " Quando naum se tem aquilo que se gosta é necessário gostar-se daquilo que se tem " 13. '' ... A gente nasce e morre só. E talvez por isso mesmo é que se precisa tanto de viver acompanhado ..'' 14. " Que mérito há em amar os que nos amam? " 15. " Eu sou essa gente que se dói inteira porque não vive só na superfície das coisas. "

domingo, 7 de novembro de 2010

Mayara Petruso - Há preconceito?

Muitos podem não conhecer a pessoa da foto acima, mas ela foi o ponto chave de uma discussão que se desenrolou no Twitter sobre o preconceito existente no Brasil. Na noite após a eleição que elegeu DILMA Presidente, muitas pessoas (inclusive eu) ficaram indignadas com uma declaração de Mayara Petruso (foto acima), na qual insinuava que os nordestinos são burros e que deveriam ser mortos… Muitas foram as declarações contrárias ao que disse Mayara Petruso. Eu felicito essas pessoas por mostrarem a essa garota que o preconceito é retrocesso. Mayara Petruso, estudante de Direito de classe média paulistana, ao destilar todo seu ódio classista e racista, trouxe em discussão o corriqueiro e nefasto tema da XENOFOBIA. Acredito que a atitude de Mayara é sintomática. Apesar de não poder afirmar que esse pensamento representa a fiel mentalidade paulista, afirmo com convicção que a referida atitude de preconceito e racismo não é um caso totalmente isolado. Quantas vezes já ouvimos políticos, empresários e até mesmo jornalistas atribuírem aos nordestinos a responsabilidade pelos grandes problemas brasileiros? Não era isto que Hitler afirmava com relação aos judeus? É inaceitável que em pleno Século XXI, após a humanidade ter conhecido as atrocidades racistas da Alemanha nazista, e do Apartheid, na África do Sul, uma estudante de Direito de 21 anos possa ter um pensamento tão retrógrado.
Pra encerrar, lembro os versos do Patativa do Assaré: Eu sou de uma terra que o povo padece Mas não esmorece e procura vencer. Da terra querida, que a linda cabocla De riso na boca zomba no sofrer Não nego meu sangue, não nego meu nome Olho para a fome, pergunto o que há? Eu sou brasileiro, filho do Nordeste, Sou cabra da Peste, sou do Ceará.
Precismaos evoluir!!
Essas foram as declarações que Mayara fez no twitter e no Facebook: