terça-feira, 13 de julho de 2010

Cid Gomes no Twitter

No 3º Fórum de Comunicação do Governo Federal no Nordeste, Cid Gomes comentou sobre a importância do uso das ferramentas da Web na divulgação do seu trabalho, destacando o Twitter como meio veloz e eficaz de interagir com o público.
O governador estava a vontade e foi uma conversa divertida, entrecortada de risos. Cid chegou a brincar com a fama de americanizada que tem Sobral, sua cidade de origem. Quando afirmou que se mantinha “up to date” [atualizado] com a tecnologia, alguém da platéia fez uma brincadeira, e ele emendou: “Gostaram do ‘up to date’?, eu aprendi em Sobral”, provocando risos generalizados.
A palestra
Cid Gomes fez um histórico da avanço da tecnologia da informação no Ceará e de seu interesse pelo assunto. Foi quando disse que se mantinha “up to date”. Para ele, a informática é um misto de “lazer e trabalho”.
Contou como, a partir de um GPS instalado no seu Iphone, passou a fazer o georreferenciamento das obras do Estado, anotando-as no Google Earth.
Foi quando tomou conhecimento do Twitter, pelo uso que o presidente americano, Barack Obama, fez durante a sua campanha. Disse ter observado que o Twitter era uma “ferramenta extraordinária” para comunicar-se com as pessoas. Assim, o governador passou a fazer posts no Twitter com link para o Google Maps, onde aponta o local e publica uma foto da obra em construção.
Afirmou que ele mesmo faz as suas atualizações, diferentemente de muitos políticos que repassam a atribuição aos assessores. Para ele, a ferramenta “perde o valor” se não for o próprio autor do microblog a preocupar-se com a atualização. Garantiu que não existe um único post que não tenha sido feito por ele mesmo.
Contou que todas as vezes que se encontra com o presidente Lula incentiva-o a criar um endereço no Twitter, mas que não tem conseguido sucesso.
O governador disse que frente à população do Ceará, de mais de 8 milhões de habitantes, podem parecer pouco significativos seus 4.407 seguidores [9.858 quando escrevi este post], mas que isso não o desmotiva, pois a repercussão de seus posts alcança um universo mais amplo, pois ele é seguido por jornalistas e outras pessoas que reproduzem as informações que ele posta no microblog.
Foi quando o governador lembrou passagem ocorrida com uma jornalista do O POVO,
Dalviane Pires, que preparava uma matéria sobre o refinanciamento de débitos com o Estado. Sem conseguir falar com nenhum secretário do governo e com o horário do fechamento se aproximando, ela começou entrar naquele desespero que todo jornalista conhece. Vejam como o próprio Cid Gomes descreveu a situação:
“Uma repórter, não sei se ela está aqui [alguém na mesa lembra-lhe o nome da jornalista], fez um comentário assim [no Twitter]: Ah se o cid me ajudasse. Ela não pedia não; só clamava aos deuses, ao céu [risos]. Aí eu respondi para ela: me mande o seu telefone que eu lhe ligo. Ela, surpresa, me mandou o telefone. Eu telefonei para ela, foi manchete do jornal no dia seguinte; não manchete que eu liguei para ela [risos], mas o assunto que ela tinha pautado. Muitas vezes eu tenho conseguido me antecipar à [minha] assessoria de imprensa.”
O endereço do governador Cid Gomes no Twitter: http://twitter.com/cidfgomes O endereço da Campanha Cid 40 no Twitter: http://twitter.com/cidgomes40

Nenhum comentário:

Postar um comentário