domingo, 7 de novembro de 2010

Mayara Petruso - Há preconceito?

Muitos podem não conhecer a pessoa da foto acima, mas ela foi o ponto chave de uma discussão que se desenrolou no Twitter sobre o preconceito existente no Brasil. Na noite após a eleição que elegeu DILMA Presidente, muitas pessoas (inclusive eu) ficaram indignadas com uma declaração de Mayara Petruso (foto acima), na qual insinuava que os nordestinos são burros e que deveriam ser mortos… Muitas foram as declarações contrárias ao que disse Mayara Petruso. Eu felicito essas pessoas por mostrarem a essa garota que o preconceito é retrocesso. Mayara Petruso, estudante de Direito de classe média paulistana, ao destilar todo seu ódio classista e racista, trouxe em discussão o corriqueiro e nefasto tema da XENOFOBIA. Acredito que a atitude de Mayara é sintomática. Apesar de não poder afirmar que esse pensamento representa a fiel mentalidade paulista, afirmo com convicção que a referida atitude de preconceito e racismo não é um caso totalmente isolado. Quantas vezes já ouvimos políticos, empresários e até mesmo jornalistas atribuírem aos nordestinos a responsabilidade pelos grandes problemas brasileiros? Não era isto que Hitler afirmava com relação aos judeus? É inaceitável que em pleno Século XXI, após a humanidade ter conhecido as atrocidades racistas da Alemanha nazista, e do Apartheid, na África do Sul, uma estudante de Direito de 21 anos possa ter um pensamento tão retrógrado.
Pra encerrar, lembro os versos do Patativa do Assaré: Eu sou de uma terra que o povo padece Mas não esmorece e procura vencer. Da terra querida, que a linda cabocla De riso na boca zomba no sofrer Não nego meu sangue, não nego meu nome Olho para a fome, pergunto o que há? Eu sou brasileiro, filho do Nordeste, Sou cabra da Peste, sou do Ceará.
Precismaos evoluir!!
Essas foram as declarações que Mayara fez no twitter e no Facebook:

7 comentários:

  1. A Patricinha facista, tem que ser exemplarmente punida, somos um pais livre, não podemos aceitar qq tipo de discriminação, seria um retrocesso absurdo!

    ResponderExcluir
  2. ESSA MOÇA ME FEZ SENTIR NOJO, SOU DO SUDESTE E ADORO O POVO NORDESTINHO, SÃO GUERREIROS E ACOLHEDORES. AFIRMO A VCS Q A GRANDE MAIORIA DO PAIS REPÚDIA ESSE SENTIMENTO.
    ABRAÇO A TODOS

    ResponderExcluir
  3. Mayara, quem venceu as eleições foi a DEMOCRACIA, essa é uma vitória de todos!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Enfim! Uma verdadeira cara de cavalo!!

    ResponderExcluir
  5. Ah, você faz direito, é? Pois você nunca vai ser levada a sério na sua profissão por causa do seu preconceito de merda. Vai ser difícil você ser levada a sério até pra ser faxineira, como você acha que todas as mulheres nordestinas são.
    Cresce e aparece, fofa.

    ResponderExcluir
  6. thiago
    olha a carinha dela de p...! essa pessoa não é digna, de nossa atenção!!!
    além de feia, é burra!

    vc não é digna da atenção dos nordestinos!
    sou pernambucano, nordestino e acima de tudo brasileiro. nosso país não tolera esse tipo de indagação!
    que DEUS tenha piedade da alma dessa moça. e que ela compre logo uma passagem de ida sem volta para os EUA, lá ela será tratada, simples como ela tratou a nós nordestino. com preconceito!

    ResponderExcluir
  7. Nós Brasileiros, conciderados lá fora como latinos,e do terceiro mundo,nos fazem centir-mos descriminados,eu vejo muitos descendentes de estrageiros dizerem que são alemais,e não vejo ninguem chamando eles de nazistas,é muito triste nós Brasileiros que nem mesmo sabemos quem somos, com tanta mistura de raça .Pois é, o que, o Sr Antonio Ermirio de Morais acha disso ,que é Pernambucano,e emprega muitos!!PAZ P/TODOS!!...

    ResponderExcluir