segunda-feira, 25 de outubro de 2010

TODO MUNDO VÊ O QUE QUER

“O fotógrafo Joel Silva, da Folhapress, foi pautado para cobrir a ida da presidenciável Dilma Roussef (PT) à catedral de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, no megassantuário dedicado à santa católica em São Paulo. Competente, fez milhares de cliques. Na redação, seus chefes escolheram uma muito simbólica para ilustrar a capa do jornalão paulistano. Nela, Dilma aparece impassível enquanto ao seu lado todos fazem o sinal da cruz. Na legenda, a Folha tascou:

“SEM COMUNHÃO Dilma assiste a missa em Aparecida (SP) ao lado de Gabriel Chalita (PSB); ela não comungou e deu a entender que a doença a reaproximou de Deus”Vi o jornal logo pela manhã e guardei a informação. Mas eis que navegando pela rede, agora à tarde, vi uma foto de Dilma fazendo o sinal da cruz. E advinhem quem é o autor do retrato: o próprio Joel Silva, da Folhapress.

Ou seja, a escolha da foto “ateia” da presidenciável não foi por falta de opção. Isso mostra quanto a temática combinada religião/aborto se tornou importante para a campanha de José Serra e seu aliados, incluso o Partido da Imprensa Golpista (PIG). No vale-tudo eleitoral, talvez eles não tenham se dado conta do rumo para onde estão levando o país, que não tem tradição de ódio religioso mas que já dá desmonstração de intolerância no debate teopolítico que se instalou – vide o que aconteceu até aqui mesmo neste blog. Era sobre isso que eu falava quando escrevi o post “Por um blog laico… Pelo amor de Deus“, que muitos entenderam como uma recusa a se debater religiões. Ao contrário do que foi dito nos comentários, eu acho que religião, política e futebol se discutem, sim. Só não creio ser apropriado debater preferências partidárias durante a missa; a virgindade de Maria em meio à uma partida de futebol; ou teologia no curso de uma eleição presidencial. Marco Bahé é jornalista, editor do blog Acerto de Contas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário