O Monsenhor Manuel
Henriques de Araújo nasceu no Sítio Trapiá, em Meruoca, que, na época, era
distrito de Sobral/CE, a 10 de dezembro de 1897, sendo filho de Rafael
Henriques de Araújo e Ana Pessoa da Costa Araújo, neto paterno dos santanenses
Miguel Henriques de Araújo e Francisca Lourença de Jesus e neto materno dos
meruoquenses Manoel da Costa Souza e Maria Fortunato Pessoa.
Seu primeiro ofício foi ser professor do Seminário Diocesano e capelão da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.
Nomeado Vigário de Meruoca, tomou posse a 28 de outubro de 1928 permanecendo no cargo até 31 de outubro de 1930. Durante os dois anos de paroquiato construiu o Padre Manuel Henriques o cemitério de Ventura em 1929, ampliou o cemitério de Alcântaras em 1930 e fundou a "Obra Pontífice da Propagação da Fé" a 27 de outubro do mesmo ano. Na igreja Matriz de Meruoca, reconstruiu as bases das torres, elevando os pilares que faziam as sustentações e deslocando o sino para a base esquerda, já que este servia para fazer as chamadas para os momentos sagrados, realizados a partir das orientações temporais estabelecidas pela posição do sol ou da lua
Recebeu como doação do senhor Antero Coelho de Araújo, um rico tapete para o altar-mor, no valor de seiscentos mil réis. O Sr. Antero era natural de Imperatriz no Maranhão.
Em 05 de janeiro de 1943, foi provisionado como Pároco de Coreaú, onde ficou até 30 de dezembro do mesmo ano.
Nomeado a 2 de janeiro de 1945 a 11 de fevereiro assumiu a Paróquia do Patrocínio em Sobral, função que exerceu até 31 de dezembro de 1948.
A 10 de janeiro de 1949 tomou posse da Paróquia de Massapê, o seu mais profícuo apostolado que se encerrou em a 1970. Em abril de 1958, num gesto de agradecimento às virtudes, trabalhos e bens espirituais emanados do fecundo ministério sacerdotal, foi agraciado com a dignidade de Monsenhor Camareiro Secreto de Sua Santidade o Papa Pio XII.
Mons. Nel, como era conhecido, depois de sentir-se mal ao retornar de uma missa de finados celebrada no Cemitério Abrão, na tarde do dia anterior, faleceu em Meruoca a 3 de novembro de 1973 e foi sepultado no Cemitério Paroquial de Meruoca, hoje Cemitério São Vicente de Paulo.
O Município de Meruoca, através da Lei Municipal nº 410, homenageou Monsenhor Henriques atribuindo seu nome a uma Travessa no Bairro Dom Expedito. É nome de escola em Tianguá, Massapê e Meruoquinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário