Após a forte chuva de ontem que castigou toda Sobral, para alguns o dia foi de contabilizar os prejuízos e cuidar do que restou. Muitas famílias perderam tudo que conseguiram juntar ao longo de uma vida, restando-lhes apenas a esperança.
No entanto, na verdade, esta tragédia já era anunciada, pois, desde o dia 11 de abril, ou seja, há mais de 10 dias, o Açude Araras sangrou, além do mais, a previsão era de muita chuva para os dias vindouros, e, quem conhece a histórias das águas de Sobral, já sabia que esta enchente ocorreria.
Em Sobral, vários bairros e pelo menos 3 distritos foram afetados, contabilizando-se cerca de 190 famílias desabrigadas.
Sabemos que o momento não é para se apontar culpados. Na verdade, é hora de toda a sociedade se unir para tentar uma solução. No entanto, não podemos nos quedar silentes diante da desatenção por parte das autoridades.
Hoje, todas as emissoras de rádio anunciaram que a Defesa Civil pedia com urgência que os empresários cedessem caminhões para retirar as famílias dos locais mais críticos, bem como solicitava doações de roupas, lençóis, mantimentos etc. A pergunta fica: Será que as autoridades não previram que, com a sangria dos açudes Araras e Aires de Sousa, o nível do Rio Acaraú subiria a ponto de inundar a cidade e desabrigar as famílias?
E mais, todos sabemos que com a enchente vêm as epidemias. Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde não informou que tipo de medida está tomando para evitá-las.
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário