segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Movimentação vermelha. Retorno as origens

Por Herbert Lobo
Enganam-se os que pensam que o PT sobralense está inerte, sonolento. Pelo menos é o que afirma o Movimento PT. A corrente interna (Movimento PT) é a segunda maior tendência do PT no Brasil. Estadualmente é liderada pelo deputado federal José Airton Cirilo e, em Sobral tem como principais expoentes os vermelhos Jacinto Pereira, Mendes Júnior e Assis Carlos. O trio puro sangue do pestismo sobralense trabalha a pré-candidatura a deputado estadual do jovem e competente advogado, Thiago Donato. Donato está animadíssimo com a sua (por hora) pré-candidatura. Diz que o PT sobralense não tem porque não ter candidato a deputado estadual, haja visto que todo partido deve atuar política e eleitoralmente. “O PT – em Sobral – vem eleição após eleição perdendo densidade eleitoral. Acredito que não ter um candidato identificado com as lutas históricas e a militância do partido, que não participar do embate eleitoral, enfraquece ainda mais o PT sobralense. Hoje, somos um partido distante de nós mesmos” afirma Thiago Donato. Segundo Thiago, o PT sobralense tem grandes nomes, a exemplo de Veveu, Edilson Aragão e Luiz Fernando. E, que poderia abrir mão da sua pré-candidatura em nome da unidade partidária, se um dos nomes citados assumisse uma candidatura de verdade. Ainda segundo Thiago, o mais importante, independente de nomes, é que o PT sobralense vá à luta e volte a ser um partido efetivo. “Ainda em janeiro marcaremos uma reunião com Cristiane (presidente do PT sobralense) para tratar da questão da candidatura própria a deputado. Temos convicção que (ela) nos apoiará”, conclui Thiago Donato. Vamos nós O Movimento PT de sobral propõe o óbvio – que o partido tenha candidato próprio na cidade que é maior da Zona Norte e que está entre as maiores do Estado – contudo acredito que enfrentará fortes resistências internas e nem de longe receberá apoiado das forças que tem a hegemonia interna no partido. Segundo observadores, o PT da Princesa do Norte lamentavelmente – para o próprio PT – deverá, à surdina, apoiar um candidato a deputado estadual sim, só que de outro partido. Não sei. O tempo dirá. E você leitor. Achas que o PT sobralense terá ou não candidato a deputado estadual (do PT é claro)?

3 comentários:

  1. Thiago é jovem, advogado e, se quiser e se eleito, tem condições de fazer um bom papel na política. Deve apenas lembrar que, infelizmente, na política, não vencem os melhores, os com perfil e nível cultural diferenciados, mas sim os que gastam, que compram votos, motivo pelo qual muitos bons nomes não se aventuram no meio político.

    ResponderExcluir
  2. O político é um profissional que, sem precisar de nenhum tipo de fiscalização, já se sabe que se corromperá caso eleito, já que os gastos para eleger-se são superiores ao total do salário do período de mandato. Como diz Boris Casoy, "é uma vergonha".

    ResponderExcluir
  3. Não sei porque a dúvida.
    O PT sobralense vai apoiar quem os FG quizerem, a partir de sua Presidente Cristiane e os demais citados como de luta: Veveu, Luiz Fernando e Edilson Aragão. Há muito não se vê luta do PT.
    Só internamente ..... pelo poder.

    ResponderExcluir