quarta-feira, 1 de abril de 2009

1º de Abril - Dia da Mentira

Mentira tem perna curta? É o que dizem por aí... O povo também fala que ela nunca vai sozinha, pois se não for remendada com outra, logo arrebenta. E quem não se lembra de Pinóquio, o boneco de madeira que, quando mentia, via seu nariz crescer?
Tudo isso faz lembrar que 1º de abril é o Dia da Mentira. E graças a uma mudança no calendário! Consta que o ano começava em abril - mas passou a ter início em 1º de janeiro. Imagine a confusão! Para conservar uma antiga tradição, o povo continuou a trocar presentes no dia 1º de abril e também em 1º de janeiro: a primeira data ganhou fama de dia da farsa.
A coisa pegou mesmo! Recebeu o nome de Fool’s Day, nos países de língua inglesa, e acabou vindo para o Brasil pelas mãos, ou melhor, bocas, dos portugueses. Tornou-se logo parte do nosso folclore! Tanto que alguns, mais competentes na arte da mentira, ganharam fama: são exemplos os pescadores - quem nunca ouviu uma história de pescador? Hoje, a data não é tão festejada como antes. Para o sossego de muita gente. Na verdade, muitas pessoas não concordam com ela, pois acham errado existir um dia em que é permitido enganar. Afinal, mentira é isso mesmo: engano, fraude, falsidade, ilusão. Tão perto da Páscoa estamos, que vale lembrar uma mentira que atravessou os séculos: o apóstolo Pedro, antes do galo cantar, faltou à verdade três vezes - negou que conhecesse Jesus. Há quem minta para evitar aborrecimentos, mas é bom lembrar que, como a mentira tem pernas curtas - ou seja, dificilmente não é descoberta - quem mente acaba perdendo a credibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário