"Prezados Srs.
Sou assinante da Revista Veja há tantos anos que nem me lembro mais quando começei a recebê-la.
É uma pena que, a primeira vez que escreva aos srs. seja para protestar pela matéria escrita sem o conhecimento do assunto, alinhavada, de uma ironia ferina e preconceituosa contra nossa cidade pelo seu reporter Leonardo Coutinho, que certamente mal se demorou na cidade e achou-se o "conhecedor da verdade".
Por que ele não escreveu que o bispo Dom José construiu também colégios, belas igrejas, abrigo para idosos, hospital, etc. etc.?
Por que ele não falou que somos uma cidade universitária com um campus da UFC e UECE, além de faculdades particulares com mais ou menos de 10 mil alunos acolhendo jovens de toda a região do estado?
Por que ele não escreveu que possuimos 3 bons hospitais que atendem além da região norte do Ceará, os vizinhos Piaui e Maranhão? Que fazemos cirurgias cardíacas, transplantes e recentemente de retirada para doação de órgãos?
Por que ele não escreveu que Enstein também esteve aqui para provar (e não tentar) a sua importante Teoria da Relatividade? (será que ele sabe que só foi provada em dois lugares na Terra e um deles foi aqui em Sobral?).
Por que ele não escreveu que o Derby Club Sobralense foi fundado há quase 80 anos e que foi inspirado no similar francês e não no americano?
Por que ele não escreveu sobre o modelo de alfabetização e não repetência para crianças que seguimos em nossas escolas municipais e que foi objeto de premiação?
Por que ele não escreveu que o Palácio das Línguas Estranjeiras tem por objetivo preparar os alunos das escolas públicas e inseri-los no contexto da vida profissional e que jovens dali já ganharam prêmios internacionais, uma vez que o Ceará sendo porta de entrada da Europa costuma ter muitos e muitos investimentos europeus?
Por que ele não escreveu sobre os campeonatos juvenis de skates, jiu-jitsu, além do beisebol e cujo objetivo é proporcionar as crianças da periferia um divertimento sadio em vez de deixá-los à mercê dos traficantes?
Por que ele não escreveu que moramos no interior do Ceará, com temperaturas sempre elevadas, com estradas federais intransitáveis (220 kms. que nos liga à capital são feitos em 5 a 6h, além do estrago que deixa nos veículos), distante dos grandes centros intelectuais e ricos do sul e sudeste e que sobrevivemos em meio as doenças tropicais brasileiras e não sobralenses, à ignorância da nossa pobreza, que trabalhamos com afinco, diuturnamente, que temos orgulho de nossa cidade, de contribuir para a sua grande arrecadação de impostos e de proporcionarmos empregos?
Enfim, de termos tido a sorte de recentemente terem passado por aqui um trio de homens que refizeram a Nova Sobral: Cid Ferreira Gomes (atual governador), D. Aldo de Cillo Pagotto (atual arcebispo de João Pessoa) José Teodoro Soares (ex- reitor e atual deputado estadual)?
Esse senhor não é um bom reporter, infelizmente..."
Maria Ramos Arruda Coelho Rosenthal.
É bem verdade que as indagações por você pretendidas deveriam ter sido respondidas, mas não se pode tachá-lo de mau repórter, pois as referências por ele citadas (ainda que em tom sarcástico - que também não concordo) não são descabidas. Os próprios historiadores relatam Sobral como uma cidade cheia de "preconceitos", onde até os parentes negavam os descedentes "mestiços".
ResponderExcluirele passa a ser um mau repórter a partir do momento em que, tentando atingir politicamente algumas pessoas, ele acaba ofendendo e riducularizando toda uma população... existem outras formas muito mais inteligentes de se fazer críticas.
ResponderExcluirquero parabenizar a tribuna que o vereador marcos prado vez em defesa de nossa terra , parabens chocolate
ResponderExcluirÓtima defesa! Sobral é muito maior que a matéria da revista. Como assinante da revista, passo a pensar o seguinte: Será que todas as matérias são feitas com essa qualidade? Se sim, vou pensar melhor quando for renovar a assinatura.
ResponderExcluir