segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Sobral, reaja contra a Revista Veja!

Enorme foi a repercussão a respeito da matéria “Vida brasileira - The United States of Sobral”, publicada pela Revista Veja que circulou no domingo passado e trouxe um catatau de tolices e fatos distorcidos que ridicularizou o povo sobralense. Na verdade, em minha opinião, não há nada de relevante no texto assinado por esse tal de Leonardo Coutinho (repórter Veja). É um amontoado de impressões pessoais bem ao modo, digamos, "paulista" de ver o Brasil. O Brasil não paulista. Não sudestino. A expressão “american way of life”, ou seja, “estilo de vida americano", já vem carregado de sentido pejorativo. Na tarde de hoje, recebi um e-mail da industrial sobralense Marieta Ramos Arruda Rosenthal, mulher de fibra e coragem e que, como eu, não admite que se distorça os fatos e deturpe a imagem do sobralense trabalhador, que olha para o futuro sem esquecer da sua cultura e da sua história. No e-mail, Marieta expõe sua indignação e nos convida a fazer um abaixo assinado contra a Revista Veja. Pois bem, neste momento eu conclamo a todos os meios de comunicação de Sobral, a imprensa falada e escrita, os blogueiros de plantão, os amigos radialistas, enfim, todos os sobralenses formadores de opinião que abracem esta idéia para darmos à Revista Veja a resposta que ela merece ouvir, ou seja, que nós, sobralenses, não somos um povo que quer imitar o estilo de vida americano. Nós somos homens e mulheres nascidos no meio do sertão nordestino que, com nosso esforço e nosso trabalho, tentamos viver uma vida digna, respeitando a nossa cultura, buscando dias melhores para as gerações que virão. Segue abaixo o e-mail de Marieta e várias outras expressões de indignação contra a reportagem da Revista Veja:

3 comentários:

  1. Amigo Kelson bom dia,

    Sobre a colocação da senhora Marieta Arruda, é total apreço, então pergunto, onde está o MP de Sobral que não se manifesta sobre a reportagem e move um ação de danos com direito de resposta?
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, não sei porque alguns reclamaram tanto da reportagem da VEJA sobre Sobral/CE. Tem alguma coisa que a gente não conhecia?! Porque "United States of Sobral" é uma expressão antiga. Eu, que sou cearense e vou completar 39 anos, sempre ouvi falar disso. Acho que vocês estão esquentando a cabeça com pouca coisa. Relaxa, pessoal!

    ResponderExcluir
  3. Concordo que as pessoas devem se mobilizar e acabar com esse comentarios que a veja chama de brincadeira inocente.
    Os editores tentaram atingir uma unica pessoa que sabem quem, mas acabaram atingindo uma cidade inteira!
    Tenho dezoito anos, e so não me manifestei contra essa falta de respeito para qual a população de sobral porque ninguém quiz, e eu sozinha não iria conceguir.
    Pensei em fazer uma corrente e-mail, mas acho que não seria o bastante, teria que ser algo mais impactante, para quie vissem que nós aqui temos voz se nos unissemos.
    Escrevo isso em nome de todos nos jovens da cidade de Sobral que ficamos bastante tristes, com sede de justiça e vingança contra alguem que não sabe de nossa realidade, e nem porisso se conteve ao falar de algo desconhecido para eles.
    Não acho que temos que relachar, poruqe, como todos sabem, só em ser do nordeste ja é um ponto bem critico para preconceito em qualquer lugar que formos, e se continuar assim nossos filhos e netos teram vergonha de falar para os outros, de outros estados, que é de Sobral.
    E é assim que confirmamos como a elite do sudeste nos vê!

    ResponderExcluir