terça-feira, 7 de abril de 2009

30 anos sem Paulino Rocha

Meus amigos dos esportes,

Foi com tristeza que lembrei que ontem (06/04) completou 30 anos da morte de Paulino Rocha.

Fui fã de carterinha de Paulino Rocha e, em minha opinião, ele foi o mais importante cronista esportivo do Ceará de todos os tempos.

Paulino se expressava maravilhosamente bem falando a linguagem que o povão entendia e gostava de ouvir. Além disso, era um profundo conhecedor do futebol e, em seus comentários, para se fazer entender pelo povão, fazia questão de inserir comparações populares. Algumas dessas comparações jamais esqueci.

Certa feita, comentando um jogo da Seleção de Sobral x Ceará Sporting Clube, se referindo ao grandalhão “Pelado”, um zagueiro que não era dono de uma técnica apurada, porém possuidor de um vigor físico impressionante e que dava bico pra todo lado, Paulino falou: “o Pelado é como óleo de ricino, é ruim mais resolve.”

Em outra oportunidade, o Ceará jogava com o Flamengo no Maracanã e o Victor, atleta alvinegro dos anos 60, estraçalhou nesse jogo. Paulino, para enaltecer o futebol deste craque, assim se expressou: “O Victor pegou seu futebol botou numa mala e abriu no Maracanã.”

Lembro ainda que Paulino foi eleito a deputados estadual por 2 legislaturas, porém não chegou a assumir a segunda porque faleceu, vitima de câncer no pulmão.

Só pra registrar, Paulino nasceu na Meruoca/Ce, porém, na época, Meruoca era distrito de Sobral. Além do mais, foi casado com a sobralense Valdênia Souza Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário