quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Maconha com cartão BOLSA FAMILIA
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Porque é Natal...
por Tarcísio Beserra
Porque é Natal, a gente se confraterniza mais, pensa mais no outro, lembra do amigo que mora fora, do irmão que está longe, de quem já se foi...
Porque é Natal a gente faz planos para o novo ano, especialmente em procurar ser alguém melhor, corrigir as falhas, implementar novos projetos, novos comportamentos, enfim prosperar ainda mais...
Porque é Natal a gente releva mais, compreende bem mais, torna-se mais receptivo, mais gente...
Porque é Natal nosso lado caridoso se torna mais forte, fazendo-nos lembrar que, enquanto estamos saboreando a ceia de Natal diante de uma mesa farta, muitos não têm o que comer. Assim, tendemos a olhar para o pedinte de outra forma, mais complacente, mais fraterna...
Porque é Natal a gente busca uma lembrança para um amigo, para um irmão, tenta não esquecer ninguém, um presentinho sequer, um cartão, um abraço, um telefonema...
Porque é Natal a gente tende a tentar restabelecer as amizades que foram fragilizadas no decorrer do ano, na tentativa de tentar corrigir tudo num segundo, num simples contato, como num passe de mágica...
Porque é Natal a gente lembra mais de Deus, fortalece nossa religiosidade, fica mais aberto às emoções, expomos mais nossos sentimentos, externamos mais nosso amor, nossa gratidão, como se apenas nesse momento passássemos a ter coragem para isso...
Que o Natal seja um momento de paz em todos os lares e que 2010 seja de realização de sonhos...
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE FÉRIAS NO CEARÁ 2010
domingo, 20 de dezembro de 2009
Inácio Arruda envolvido nas suspeitas de irregularidades em obras do Metrofor
sábado, 19 de dezembro de 2009
Ciro: uma estratégia para derrotar Serra
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Dilma sozinha não vence em 2010, diz Ciro
Ciro Gomes disse que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), não tem força para vencer em 2010 se houver disputa plebiscitária com o PSDB. Ele atacou a aliança do PT com o PMDB e afirmou ter condições de ser eleito independentemente da candidatura da petista. "Dilma sozinha, especialmente com as contradições da aliança com o PMDB, não dá conta de vencer as eleições." Ontem, Ciro esteve no Maranhão, inaugurando sedes do partido em São Luís, Imperatriz e Santa Inês.
De acordo com Ciro, há correntes no PT e na base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que defendem lançamento de dois nomes: o dele e o de Dilma. "Apesar do Lula ser extremamente bem avaliado, nem sempre o camarada transfere popularidade para outra pessoa", disse. "Não é conveniente apresentarmos uma candidatura do PT isoladamente." E apontou razão tática: "As pesquisas estão mostrando o risco de a gente perder a eleição."
O pré-candidato afirmou que a aliança de PMDB e PT pode trazer problemas à base governista. "A relação não está acertada em bases defensáveis. Sólidas nem se fala", disse. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.DISCRIMINAÇÃO IMPOSTA PELA LEI
Hoje, tenho eu a impressão de que o "cidadão comum e branco" é agressivamente discriminado pelas autoridades e pela legislação infraconstitucional, a favor de outros cidadãos, desde que sejam índios, afrodescendentes, homossexuais ou se autodeclarem pertencentes a minorias submetidas a possíveis preconceitos.
Assim é que, se um branco, um índio e um afrodescendente tiverem a mesma nota em um vestibular, pouco acima da linha de corte para ingresso nas Universidades e as vagas forem limitadas, o branco será excluído, de imediato, a favor de um deles!
Em igualdade de condições, o branco é um cidadão inferior e deve ser discriminado, apesar da Lei Maior.
Os índios que, pela Constituição (art. 231), só deveriam ter direito às terras que ocupassem em 5 de outubro de 1988, por lei infraconstitucional passaram a ter direito a terras que ocuparam no passado.
Menos de meio milhão de índios brasileiros - não contando os argentinos, bolivianos, paraguaios, uruguaios, que pretendem ser beneficiados também - passaram a ser donos de 15% do território nacional, enquanto os outros 185 milhões de habitantes dispõem apenas de 85% dele.
Nessa exegese equivocada da Lei Suprema, todos os brasileiros não-índios foram discriminados.
Aos "quilombolas", que deveriam ser apenas os descendentes dos participantes de quilombos, e não os afrodescendentes em geral, que vivem em torno daquelas antigas comunidades, tem sido destinada, também, parcela de território consideravelmente maior do que a Constituição permite (art. 68 ADCT), em clara discriminação ao cidadão que não se enquadra nesse conceito.
Os homossexuais obtiveram do Presidente Lula e da Ministra Dilma Roussef o direito de ter um congresso financiado por dinheiro público, para realçar as suas tendências (algo que um cidadão comum jamais conseguiria!)
Os invasores de terras, que violentam, diariamente, a Constituição, vão passar a ter aposentadoria, num reconhecimento explícito de que o governo considera, mais que legítima, meritória a conduta consistente em agredir o direito. Trata-se de clara discriminação em relação ao cidadão comum, desempregado, que não tem esse "privilégio", porque cumpre a lei.
Desertores, assaltantes de bancos e assassinos que, no passado participaram da guerrilha, garantem a seus descendentes polpudas indenizações, pagas pelos contribuintes brasileiros. Está, hoje, em torno de 4 bilhões de reais o que é retirado dos pagadores de tributos para "ressarcir" aqueles que resolveram pegar em armas contra o governo ou se disseram perseguidos.
E são tantas as discriminações, que é de perguntar: de que vale o inciso IV do art. 3º da Lei Suprema?
Como modesto advogado, cidadão comum e branco, sinto-me discriminado e cada vez com menos espaço, nesta terra de castas e privilégios.domingo, 13 de dezembro de 2009
Vereador Zezão retorna à Câmara.
Sobral sediará Encontro Jurídico Nacional.
Está previsto para os dias 26 e 27 de fevereiro de 2010, a realização do 1º Congresso Jurídico Sobralense. Um evento de caráter Nacional com a presença confirmada de palestrantes de renomes abrilhantarão este evento que tem a idealização do jovem estudante de Direito Francisco Linhares Ponte Jr. e a coordenação acadêmida da Prof. Renata Albuquerque Lima e da prof. Izabel Aguiar Ponte.
Dentre os palestrantes confirmados estes são conhecidos do público Sobralense. Na foto acima , o Prof. Rosmar Antonni, Juiz Federal e que teve uma passagem pela UVA deixando muitas saudades.
Na foto ao lado , encontramos Dr. Martônio Mont'alvern. Procurador Geral do município de Fortaleza e um constitucionalista respeitadíssimo.
Quem também irá abrilhantar este evento é o Dep. Federal Ciro Gomes, que proporcionará á categoria estudantil, um momento ímpar de ouvi-lo. O evento deverá realizar-se no Centro de Convenções de Sobral. Também se farão presentes , outros palestrantes de renome como: Dr. Judicael Sudário, Herval Sampaio Jr., Francisco Gerson Marques de lima, Dep. Domingos Filho, Sergio Pinto Martins, Valter Kenji e George Marmelstein.Sucessão Presidencial: PT quer indicar o vice do PMDB???
Uma declaração do Presidente LULA no Maranhão criou uma pequena crise no PMDB. Todos sabemos bem antecipadamente que a Ministra Dilma será a candidata do PT e terá como vice um representante do PMDB.Acontece que o Presidente LULA ao ser indagado quem seria o vice de Dilma, disse que o PMDB apresentaria uma lista tríplice para que Dilma escolhesse.O impacto dentro do PMDB foi imediato. Rapidamente os principais caciques , liderados por Michel Temer, começaram a trocar telefonemas. A maior frustração ficou por conta do líder do PMDB na Câmara , Dep. Henrique Eduardo Alves ( RN ) que dava como certo o seu nome para vice e essas declarações do Presidente indiretamente lhe pareceram um recado de negatividade, pois certamente se LULA aprovasse o norte rio grandense , jamais teria proposto esta lista tríplice do PMDB para que o PT escolha o seu vice.
Em outra de suas frases LULA disse " Quem vai casar com o vice é a candidata, e você não pode empurrar para ela alguem que não tem afinidade com ela, porque aí será a discórdia total".
O líder na Câmara , Dep. Henrique Alves,ao ser indagado sobre esta proposta ironizou: " achamos justo o PMDB indicar a lista tríplice, mas estamos aguardando também a lista tríplice do PT.
Fonte (coluna do Tarcísio Holanda, DN,13\12\09)
sábado, 5 de dezembro de 2009
Domingos Filho assume comando do Colegiado de Assembleias
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Domingos Filho (PMDB), foi empossado, na manhã desta sexta-feira (04/12), como presidente do Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas (CPAL), para o biênio 2010/2011. segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Vilamar Ribeiro concorre a presidente da Associação do Moradores de Aprazível
domingo, 29 de novembro de 2009
QUANDO SE TEM VONTADE SE FAZ. Dilma anuncia R$ 162 milhões para vítimas do RS
PSDB encerra evento político em Canindé
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Pec aprovada afeta servidores da Câmara de Sobral
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
STF confirma liminar da PEC dos Vereadores
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Projeto "Quinta sem lei"
A idéia, que também conta com a colaboração de empresários locais, visa desenvolver estudos e projetos para a revitalização dos estabelecimentos de entretenimento e gastronomia, alavancando o desenvolvimento econômico do Centro de Sobral, melhorando o turismo noturno e, claro, trazendo atrações musicais de alta qualidade para aqueles que admiram o bom som de barzinho.
Até agora, o projeto de revitalização do espaço mais tradicional da boemia sobralense não passa de uma idéia, mas já fiquei feliz em imaginar o retorno da “quinta sem lei”.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
CIRO JÁ LIDERA CORRIDA AO GOVERNO DE SÃO PAULO CONTRA CANDIDATO DE SERRA
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Reunido em Sobral, PT prega cautela sobre candidatura
O município de Sobral, reduto político do governador Cid Gomes (PSB), sediou, no último sábado, um encontro da militância do PT no Ceará, em momento particular de reflexão e indefinição da sigla. No centro das discussões, a possibilidade de o PT ter candidatura própria ao Governo do Estado, conforme já pregavam algumas correntes da legenda.
As divergências em torno do tema vieram à tona, principalmente, durante a fala da prefeita Luizianne Lins, pivô da reviravolta que o partido deu nas últimas semanas. Embora tenha dito em entrevista que já cogita a possibilidade de enfrentar Cid nas eleições do ano que vem, Luizianne teria sido mais cautelosa durante o encontro de sábado, tentando adiar a discussão sobre o tema para o próximo ano.
Conforme relatou o deputado federal José Airton Cirilo, a prefeita alegou que não adianta tocar no assunto neste momento, mas apenas quando o cenário político nacional estiver definido. O lançamento da candidatura de Ciro Gomes (PSB) à Presidência da República será definidor, já que, se confirmada, forçará o governador a deixar o palanque do PT protagonizado pela ministra Dilma Rousseff (PT).
O discurso de Luizianne gerou outras interpretações. De acordo com um dos petistas que defendem a tese da candidatura própria, Eudes Baima, a prefeita teria dado a entender que, caso Cid topasse manter-se no palanque de Dilma, o PT poderia abrir mão de enfrentá-lo.
Entretanto, os deputado José Airton e José Guimarães (PT) - este último não foi ao encontro, mas tratou de inteira-se do ocorrido - a interpretação do petista teria sido equivocada. Baima ponderou que, apesar das indefinições, ele considera positiva a discussão que, até pouco tempo atrás, era sequer levantada.Denúncias atribuem danos ambientais a parques eólicos no Ceará
As paisagens litorâneas do Ceará têm ganhado novos componentes nos últimos tempos: altas torres brancas com enormes hélices, que captam a força dos ventos para geração de energia. Considerada uma das formas mais limpas de se produzir energia elétrica em vigor no mundo, a energia eólica, porém, tem sido questionada no Estado, onde ações do Ministério Público Federal têm denunciado diversos problemas socioambientais causados na instalação dos parques eólicos.
Entre os problemas estão a devastação de dunas, o aterramento de lagoas, interferências em aquíferos, a destruição de casas e conflitos com comunidades de pescadores."Apresentam o projeto como se fosse ser feito numa praia deserta, mas não, há pessoas que vivem nesses lugares a vida toda e que agora sofrem uma interferência violentíssima", disse o promotor Paulo Henrique de Freitas Trece, de Camocim (cidade localizada a 370 km de Fortaleza). "Fora isso, estamos perdendo todas as nossas dunas. É uma situação dramática."
O Ceará hoje concentra o maior parque eólico do país, com 267,90 MW (megawatts) de energia sendo geradas pelo vento em 11 usinas já instaladas. Até o final do ano, há uma perspectiva de que sejam alcançados 518,33 MW de potência, com a inauguração de outros três grandes parques.
O último parque inaugurado é o maior do Nordeste, justamente o de Camocim (onde Trece atua), na praia Formosa. Só essa usina tem capacidade para gerar 104,1 MW de energia.
Segundo um estudo da Secretaria de Infraestrutura do Estado, com toda a capacidade instalada, o Ceará evitaria o equivalente à emissão de 1 milhão de toneladas de dióxido de carbono (o maior vilão do aquecimento global) por ano, quantidade que acabaria sendo lançada ao ar se toda essa energia fosse produzida de outras formas, como pelas termelétricas.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
ALTO DA BRASÍLIA EM FESTA
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Ciro do Brasil
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Um cafezinho com Ciro Gomes
da Câmara. Sentam-se para conversar o deputado Humberto Souto (PPS-MG) e Ciro Gomes (PSB-SP). Souto faz a festa. Diz que o colega vai acabar presidente. E Ciro traz para a mesa dois cafezinhos.
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Ciro, Lula, Dilma e Aécio juntos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta quinta-feira, 15, que a base aliada tenha apenas um candidato para a corrida presidencial do ano que vem. “Gostaríamos que tivesse só um candidato. Uma eleição plebiscitária. Nós contra eles. Pão, pão, queijo, queijo”, afirmou.
Lula fez a declaração após visitar as obras de transposição e revitalização do rio São Francisco. Ele esteve acompanhado dos dois presidenciáveis da base, a petista Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil, e o deputado federal Ciro Gomes (PSB-SP). Foi significativa, sobretudo, a presença do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), que posou para fotos ao lado das lideranças governistas.
O presidente defende a candidatura de Dilma à presidência e a de Ciro ao governo de São Paulo com o apoio do PT paulista – que ainda não se posicionou e reluta em aceitar a ideia. O deputado mudou seu domicílio eleitoral do Ceará para São Paulo. Mas sempre ressalta que o objetivo é se candidatar à presidência.
Se Ciro bater o pé na disputa presidencial, especula-se que tiraria mais votos do tucano José Serra – mais cotado para concorrer pelo PSDB – do que de Dilma Rousseff. Grande desafeto do governador de São Paulo, Ciro ficaria na trincheira contra Serra e, com isso, poderia deixar Dilma com mais espaço para expor projetos, afastada da troca de acusações.
O medo do PT é que a candidatura de Ciro cresça e ofusque a de Dilma. A última pesquisa Ibope apontou Ciro Gomes com 17% das intenções de voto, empatado tecnicamente com Dilma (15%). O percentual de Serra caiu de 38% para 34%. Se o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, for o tucano na disputa, Ciro lidera com 27%, contra 17% de Dilma.
Ceará
No Nordeste, onde Lula tem índices extraordinários de aprovação, Ciro já foi governador do Ceará. O petista José Dirceu já ameaçou Ciro Gomes, dizendo que sua candidatura à presidência teria preço para o PSB nos palanques regionais, onde pode perder o apoio do PT.quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Google faz homenagem ao código de barras
PSDB DE SÃO PAULO QUER CASSAR MANDATO DO DEPUTADO CIRO GOMES
O PSDB de São Paulo analisa dar entrada com uma representação contra o deputado federal Ciro Gomes pedindo a cassação de seu mandato. Os tucanos alegam que o Ceará perdeu um deputado após a troca de domicílio eleitoral de Ciro para São Paulo. O PSDB ainda não deu entrada aguardando que um eleitor do Ceará faça essa solicitação.
terça-feira, 6 de outubro de 2009
PMDB diz que se vice de DILMA for CIRO, apoiará SERRA
A cúpula do PMDB vai se reunir na noite desta terça-feira para tentar fechar acordo sobre a vaga de vice na chapa do PT, encabeçada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. A legenda que levar sua posição ao presidente Lula, já que setores petistas cogitam Ciro Gomes (PSB-CE) como vice.
O deputado Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB e anfitrião do encontro desta noite, disse que, caso Ciro seja o vice de Dilma, seu partido pode apoiar a candidatura de José Serra (PSDB-SP). "Se Ciro for o candidato a vice, o que o PT vai fazer com o PMDB? Isso jogaria o partido na candidatura do Serra. Ciro não será vice de Dilma. A vaga é do PMDB. O partido é a maior força política, com nove governadores, 90 deputados federais e 1.300 prefeitos. É bom para PT e PMDB que estejam juntos", disse.
De acordo o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PM0DB-RR), haverá uma conversa com Lula e Dilma para fechar o entendimento entre os dois partidos.Revista Veja volta a bater em Ciro Gomes
domingo, 4 de outubro de 2009
FIM DO TROCA-TROCA PARA AS ELEIÇÕES DE 2010
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Carta à Revista Veja - Marieta Ramos
É uma pena que, a primeira vez que escreva aos srs. seja para protestar pela matéria escrita sem o conhecimento do assunto, alinhavada, de uma ironia ferina e preconceituosa contra nossa cidade pelo seu reporter Leonardo Coutinho, que certamente mal se demorou na cidade e achou-se o "conhecedor da verdade".
Por que ele não escreveu que o bispo Dom José construiu também colégios, belas igrejas, abrigo para idosos, hospital, etc. etc.?
Por que ele não falou que somos uma cidade universitária com um campus da UFC e UECE, além de faculdades particulares com mais ou menos de 10 mil alunos acolhendo jovens de toda a região do estado?
Por que ele não escreveu que possuimos 3 bons hospitais que atendem além da região norte do Ceará, os vizinhos Piaui e Maranhão? Que fazemos cirurgias cardíacas, transplantes e recentemente de retirada para doação de órgãos?
Por que ele não escreveu que Enstein também esteve aqui para provar (e não tentar) a sua importante Teoria da Relatividade? (será que ele sabe que só foi provada em dois lugares na Terra e um deles foi aqui em Sobral?).
Por que ele não escreveu que o Derby Club Sobralense foi fundado há quase 80 anos e que foi inspirado no similar francês e não no americano?
Por que ele não escreveu sobre o modelo de alfabetização e não repetência para crianças que seguimos em nossas escolas municipais e que foi objeto de premiação?
Por que ele não escreveu que o Palácio das Línguas Estranjeiras tem por objetivo preparar os alunos das escolas públicas e inseri-los no contexto da vida profissional e que jovens dali já ganharam prêmios internacionais, uma vez que o Ceará sendo porta de entrada da Europa costuma ter muitos e muitos investimentos europeus?
Por que ele não escreveu sobre os campeonatos juvenis de skates, jiu-jitsu, além do beisebol e cujo objetivo é proporcionar as crianças da periferia um divertimento sadio em vez de deixá-los à mercê dos traficantes?
Por que ele não escreveu que moramos no interior do Ceará, com temperaturas sempre elevadas, com estradas federais intransitáveis (220 kms. que nos liga à capital são feitos em 5 a 6h, além do estrago que deixa nos veículos), distante dos grandes centros intelectuais e ricos do sul e sudeste e que sobrevivemos em meio as doenças tropicais brasileiras e não sobralenses, à ignorância da nossa pobreza, que trabalhamos com afinco, diuturnamente, que temos orgulho de nossa cidade, de contribuir para a sua grande arrecadação de impostos e de proporcionarmos empregos?
Enfim, de termos tido a sorte de recentemente terem passado por aqui um trio de homens que refizeram a Nova Sobral: Cid Ferreira Gomes (atual governador), D. Aldo de Cillo Pagotto (atual arcebispo de João Pessoa) José Teodoro Soares (ex- reitor e atual deputado estadual)?
terça-feira, 29 de setembro de 2009
O Fortaleza busca ajuda divina pra escapar do rebaixamento
Se dentro de campo as coisas estão complicadas, o Fortaleza procurou uma ajuda divina para deixar a degola no Campeonato Brasileiro da Série B. O padre Fernando Reis, torcedor fanático do Fortaleza e que reside na Itália, entregou ao Papa Bento XVI uma camisa do Tricolor de Aço durante um encontro no Vaticano.
Essa não teria sido a primeira vez que o clube procurou ajuda na religião. Na última semana, surgiu a informação de que a diretoria do time cearense recorreu ao pai de santo Chiquinho de Xangô para livrar o clube do rebaixamento à Série C de 2010. Mesmo sendo flagrado na diretoria, o Fortaleza negou a informação.
O Fortaleza volta a campo diante do Ipatinga, na noite desta terça-feira, às 21h50, no Castelão, pela 27ª rodada da Série B. O Tricolor é o lanterna da competição, com apenas 26 pontos.Bento XVI não quer os padres na política
"O papa Bento XVI mandou dois recados aos padres brasileiros no encontro com representantes da Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): mantenham-se afastados de um engajamento pessoal na política e se esforcem para despertar novas vocações sacerdotais.
A mensagem de Bento XVI ao grupo foi produzida com base nos relatórios que ele recebeu previamente de cada uma das arquidioceses. “Não temos sacerdotes envolvidos com política no Recife, mas em Sobral (CE) há um padre que é deputado federal” (Pe. Zé Linhares), disse dom Fernando, ao explicar as preocupações do pontífice.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Sobral, reaja contra a Revista Veja!
Pessoa disse que concorre pra Governador
No Theatro José de Alencar, em Fortaleza, antes da cerimônia de entrega do troféu Sereia de Ouro, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, do PR afirmou: “Serei candidato a governador do Estado em 2010″. E disse mais: "O governador Cid Gomes (PSB), que tem 40% de rejeição de acordo com pesquisa em meu poder, terá um concorrente e este serei eu”.
ISTOÉ: CIRO GOMES ALERTA QUE PANCADARIA VAI COMEÇAR CONTRA SUA CANDIDATURA
No PT e entre os partidos aliados do presidente Lula, a queda nas intenções de voto na ministra Dilma Rousseff, também de quatro pontos percentuais, provocou reações mais fortes. A estratégia traçada por setores do governo para os próximos meses será a de desconstruir a candidatura de Ciro Gomes. À frente da operação está o ex-ministro José Dirceu. "Sei que vem muita pancada por aí, preciso ter paciência", constatou Ciro em entrevista à ISTOÉ na última semana.
A intenção dos apoiadores da ministra da Casa Civil é fazer com que o pré-candidato pelo PSB perca musculatura política até o início do próximo ano. "Vamos explorar as incongruências do discurso econômico e político de Ciro", adianta um petista com trânsito livre no Planalto. A senha foi dada por Dirceu em viagem ao Nordeste durante a semana passada.
Em entrevista para rádios no Ceará, o ex-ministro apontou suas baterias na direção do pré-candidato socialista. "Se o PSB insistir na tese de duas candidaturas na base governista para presidente, vamos fazer o mesmo nos Estados, lançando candidatos do PT onde o PSB tem nomes consolidados", ameaçou Dirceu numa referência aos Estados do Ceará, Pernambuco e Paraíba. "O Ciro não concorda com a estratégia plebiscitária. Ele quer ser presidente da República com a anuência de Lula. Mas nem o PT nem Lula vão abrir mão da hegemonia do processo", completou o ex-ministro. Depois da entrevista, Dirceu seguiu para um encontro, em um apartamento no bairro Meirelles, com o governador do Ceará, Cid Gomes. Pretendia convencer Cid a demover o irmão deputado da candidatura. Em vão. Cid se recusou a falar sobre sucessão presidencial, em quase uma hora de conversa. Numa outra frente, o partido trabalha para fortalecer os palanques estaduais. A filiação do exsecretário de Educação de São Paulo Gabriel Chalita ao PSB, para sair candidato ao Senado, atende parte deste propósito. Ligado ao ex-governador Geraldo Alckmin, Chalita foi o campeão das urnas do País no ano passado, elegendo-se vereador com 102 mil votos.
Outros partidos da base governista também reagiram à pesquisa. Em conversas com a cúpula do PSB, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, admitiu apoiar o candidato socialista, caso a candidatura da ministra continue patinando até o início de 2010. O que mais preocupa os comunistas é a alta taxa de rejeição da candidata. Segundo a pesquisa CNI/Ibope, em três meses, os eleitores que disseram não votar "de jeito nenhum" em Dilma passaram de 34% para 40%. Na avaliação de integrantes do PCdoB e até do PTB governista, o temperamento de Dilma tem jogado contra ela. "Fizemos uma ampla reunião com a bancada de Pernambuco para comemorar a indicação de José Múcio para o TCU e Dilma, além de não aparecer, nem sequer deu um telefonema. Por essas e outras é que vou fazer campanha para o Ciro", disse à ISTOÉ um parlamentar do PTB. O próprio José Dirceu admite que a campanha da candidata de Lula precisa mudar. Com os partidos aliados em cima do muro, a boia de salvação mais uma vez passa a ser o PMDB, que tem a oferecer estrutura nos Estados e tempo de televisão. O comando da campanha de Dilma também planeja um grande comício de relançamento da candidatura nas próximas semanas. "Essa situação exige definições que não podem mais esperar. É um trabalho que deve ser iniciado pela definição do vice e intensificação dos entendimentos com o PMDB", disse Dirceu.
"O resultado da pesquisa é gratificante e minha candidatura representa a renovação", afirma a senadora. Mesmo José Serra, em primeiro lugar com 35% da preferência do eleitorado, não pode dar a eleição como favas contadas. Um caso exemplar é o da eleição à Prefeitura de São Paulo em 2008, quando a candidata do PT Marta Suplicy foi derrotada por Gilberto Kassab no segundo turno, mesmo figurando com quase 40% dos votos durante boa parte da campanha. A sucessão de Lula, portanto, está mais em aberto do que nunca.
sábado, 26 de setembro de 2009
Sobral - american way of life é uma pinóia

Paisagem globalizada
Um dos carrões “Miami Vice” da polícia local, o museu que celebra Einstein e a versão do turfe americano
No fim de sua gestão como prefeito, Cid patrocinou três equipes de beisebol e prometeu construir um campo exclusivo para a prática do esporte nas margens do Acaraú – que jamais saiu do papel. “Mas, quando ele era prefeito, nós tinhamos prioridade para usar o campo de futebol”, pondera Reinaldo Marques Filho, treinador de todos os times de beisebol locais. Marques Filho é amigo de Cid desde a infância, quando eles viviam sempre alertas como escoteiros. Esses rasgos modernizadores garantiram a Cid uma enorme popularidade. Muitos sobralenses o chamam de “El Cid” e o identificam como o redentor de uma profecia feita pelo bispo Tupynambá da Frota, o do arco do triunfo. Ao morrer, em 1959, ele previu três décadas de estagnação para Sobral – estancada pelo socialista yankee. Hoje, boa parte do maior reduto eleitoral do ex-prefeito e atual governador ainda é abastecida por carros-pipa, não fornece água tratada a toda a população nem dispõe de saneamento. Em Sobral, as principais causas de morte são as doenças infecciosas e parasitárias. Mas as ruas são iluminadas e a polícia se desloca, no confortável estilo “Miami Vice”, em carrões equipados com ar-condicionado e câmbio automático. Graças à Votorantim e à Grendene, que empregam 12% da população, o comércio local é vigoroso. Cid agora quer mais um retoque à sua Nova York: metrô. No início do mês, lançou uma licitação para começar as obras. Em Fortaleza, a capital, cuja população é catorze vezes a de Sobral, o metrô local ainda não transportou ninguém. Está sendo construído desde 1999. Very good, Cid.
Os suplentes se mabilizam
Ontem, tomei conhecimento que está sendo muito grande a mobilização dos suplentes de vereadores sobralense, que buscam um meio de assumirem imediatamente uma cadeira de vereador.Os suplentes sobralenses se reuniram ontem na sede da empresa do também suplente Chico Jóia e, contando com a presença do aspirante a Deputado Federal, Oman Carneiro, traçaram as estratégias que já começam a ser executadas hoje.
O presidente da Câmara de Sobral, Hermenegildo Sousa Neto, já bateu o martelo e disse que vai primeiro aguardar a decisão do STF para saber se os suplentes devem ou não assumir ainda nesta gestão, para só então mobilizar os edis a votarem a lei que estabelece quantos novos vereadores comporão a Câmara.
Toda essa caleuma surgiu porque a recém aprovada proposta de emenda constitucional alterou o artigo 29, IV, da Constituição Federal e propiciou o aumento do número de vereadores nas Câmaras Municipais, embora estabelecendo freios para o acréscimo de gastos.
O texto aprovado da emenda dá eficácia “imediata” aos novos limites, permitindo que as vagas passem a ser ocupadas desde já. Trata-se, em verdade, de eficácia retroativa.
Essa eficácia, ao nosso ver, é inteiramente inconstitucional, porque desrespeita as regras do jogo eleitoral estabelecidas anteriormente ao pleito de 2008. Ofende-se gravemente a segurança jurídica e a democracia representativa.
A segurança jurídica é ofendida porque norma posterior altera uma situação consolidada, desaplicando a regra da anualidade eleitoral, art. 16 da Constituição. Como o número de vagas em disputa é informação essencial até para limitar a quantidade de candidatos que cada partido pode lançar, é elemento essencial do “processo eleitoral”.
A segunda ofensa se dá à democracia representativa. A emenda permite que candidatos não-eleitos e, portanto, rejeitados de acordo com as regras do pleito de 2008, passem a exercer a função de representantes do povo. O espaço constitucional do voto direto, secreto, universal e periódico é diminuído, desafiando a proibição do art. 60, § 4º, II da Constituição.
Entendemos que é disso que, ao fim, se trata: de uma eleição indireta, feita por força de reforma constitucional. A propósito, não é correto dizer que os suplentes de vereador foram eleitos: eles foram votados, mas não venceram. Eles ostentam mera expectativa de direito.
Conforme informação passada pelo Vereador Zezão, se o STF determinar que os suplentes devem assumir ainda neste mandato e se a Câmara estabelecer que seu quadro passará de 12 para 22 vereadores, o orçamento dos gabinetes dos atuais vereadores deverão sofrer um severo corte. Disse ainda Zezão que, para que não haja redução no orçamento dos edis, só é possível empossar 3 suplentes, passando a Câmara a ter uma composição de 15 vereadores.
Desse modo, partindo da premissa que os vereadores não vão querer ter os seus orçamentos diminuídos, ainda que o STF mande empossar os suplentes, o que entendemos ser pouco possível, é provável que a câmara de Sobral aumente o seu quadro em apenas 3 vereadores.
VEJA REVELA QUE CANDIDATURA DE CIRO SE TRANSFORMOU EM PLANO B DE LULA
A candidatura do deputado federal Ciro Gomes se transformou no plano B do presidente Lula. Esta revelação publicada na revista Veja que estará nas bancas neste domingo contraria as declarações dadas pelo ex-ministro José Dirceu em sua visita ao Ceará no início desta semana e reforça as palavras do deputado federal José Guimarães de que Dirceu falava apenas por si é um alívio ao governador Cid Gomes. 

