sexta-feira, 12 de junho de 2009

A Embrapa em ação

Os números da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) comprovam que o mercado de ovinos está em expansão no Brasil. O País possui o 18º maior rebanho, é o 22º produtor de carne e o 35º de lã nesse segmento. Atualmente, o Nordeste é a região que possui o maior rebanho ovino do Brasil, com 58% de concentração do total. A segunda maior é a Sul, com 29%. Centro-Oeste, Norte e Sudeste possuem os 13% restantes (com 6%, 3% e 4%, respectivamente).

Para manter o desenvolvimento da área, são realizadas pesquisas tecnológicas nessa vertente do agronegócio. Em Sobral (CE), a Embrapa Caprinos e Ovinos, desenvolve, desde 1974, trabalhos com os animais. Em entrevista concedida, o chefe-geral da unidade, Evandro Holanda Júnior fala sobre o setor. Será abordada as pesquisas feitas na alimentação e da importância da ovinocultura na agricultura familiar.

ALIMENTAÇÃO DE OVINOS

Holanda Júnior destaca que a Unidade da Embrapa em Sobral desenvolve trabalho sobre a alimentação de ovinos nas áreas de avaliação de alimentos alternativos para que o custo seja reduzido, elaboração de estratégias de suplementação a pasto para corrigir deficiências nutricionais que surjam ao longo do ano e adequação de diferentes estratégias às exigências de cada etapa de produção.

"Atualmente, estão sendo avaliados como alimentos alternativos, o pedúnculo de caju, a casca e o farelo de mamona e a bagana de carnaúba", diz. Na área dos sistemas de alimentação são estudadas a produção da carne em um pasto cultivado irrigado e também ao nativo. Nessa área, a variabilidade de confinamento ou não em época seca é abordado. "E também estamos propondo avaliação do uso de uréia como suplementação de animais a pasto", complementa o chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos.

AGRICULTURA FAMILIAR

Holanda Júnior afirma que pela configuração da Embrapa como Centro Nacional de Pesquisa, as ações abrangem todo o Brasil. "A Embrapa Caprinos e Ovinos mantém ainda dois núcleos regionais, um em Campo Grande (MS) e outro em Juiz de Fora (MG), que atendem à demanda nas regiões Centro-Oeste e Sudeste", afirma. Além disso, a maior concentração dos rebanhos é feita em um pequeno núcleo. "Em todas as regiões, os pequenos ruminantes estão presentes nos sistemas de produção da agricultura familiar", acrescenta.

Essa dimensão faz com que o foco do trabalho seja a sustentabilidade da ovinocultura. "Neste sentido, nossas ações são desenvolvidas com foco na melhoria da qualidade de vida das famílias dos ovinocultores por meio do incremento na renda do produtor e a estabilidade dessa renda ao longo do ano.

Dentre os projetos realizados pela unidade, destaca-se o Cordeiro do Cariri. "Em linhas gerais, ele visa a organização de pequenos produtores e disseminação de novos conceitos tecnológicos e sociais capazes de consolidar o capital social regional", observa Reis. "Ele estabelecerá e fortalecerá diferentes formas de associação e cooperação para enfrentar problemas comuns e contribuirá para a redução da sazonalidade das produções de carne e pele de ovinos", finaliza Holanda Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário