domingo, 14 de junho de 2009

LEI SECA: CEARÁ REGISTRA QUEDA ACENTUADA NO NÚMERO DE MORTES

Na noite de ontem (13), ao seguir para Meruoca para assistir ao show do Zeca Baleiro, defronte ao Supermercado Pinheiro, fui surpreendido por uma blitz do DETRAN. O tratamento dispensado pela servidora daquele órgão, a qual não recordo o nome, foi exemplar, e, ao final, fui submetido ao exame de alcoolemia (bafômetro). Como já era de se esperar, o exame deu negativo e eu segui viagem tranquilo.

Aliás, por falar em bafômetro, deverá ser publicado, nesta semana, o balanço oficial de um ano da Lei Seca em todo o Brasil. Mas, dados preliminares divulgados pelo jornal Estado de São Paulo, após levantamento com base em informações do DataSus, banco do Ministério da Saúde, abastecido mensalmente pelos municípios do país, revelam que, entre junho de 2008 e março de 2009, unidades públicas do Brasil registraram queda de 12,4% nos casos, em comparação ao igual período anterior.

Nos dez primeiros meses de vigência da lei (março é o último tabulado) houve 3.523 mortes em hospitais de ciclistas, pedestres, motoristas, motociclistas e ocupantes de veículos acidentados. No intervalo anterior correspondente - junho de 2007 a março de 2008 - foram registrados 4.025 casos.

A redução, porém, não foi homogênea no país. Em 11 estados o fenômeno foi inverso. Rondônia, Ceará, Sergipe, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são os exemplos de locais em que a redução de mortes foi mais acentuada. Em São Paulo, a baixa foi de 16,1%, também melhor do que a média nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário